Professor Marquinhos lidera pesquisa para prefeitura de Piraquara

Saiu o resultado da primeira pesquisa feita na região metropolitana de Curitiba para as eleições municipais de 2024. O ex-prefeito Marcus Tesserolli (PSD), mais conhecido como professor Marquinhos, lidera com folga a disputa pela prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os dados são da pesquisa feita pelo Instituto IRG.

Marquinhos lidera tanto na pesquisa estimulada, quando é apresentado aos eleitores o nome dos candidatos, quanto na espontânea. Mesmo fora da prefeitura desde 2020, o nome do ex-prefeito aparece na primeira colocação na espontânea — e com grande diferença para o segundo colocado. 18,2% dos entrevistados disseram que votariam em Marquinhos, enquanto que o atual prefeito Josimar Fróes (PSD) vem em segundo com 4,2%, seguido de Marcelinho da Saúde (1,8%), Luizão Goulart (1,4%), Edson Ribeiro do PT (0,7%), Professor Gilmar e Amilton Lima aparecem com 0,6%.

Apesar de citado, o atual prefeito Josimar Fróes não vai concorrer à reeleição. Ele, que é do mesmo grupo político e foi vice de Marquinhos, vai abrir mão da reeleição para apoiar o aliado.

Ainda foram citados na espontânea, João Guilherme (0,5%), Gil Lorusso (0,2%), Weliton (0,2%) e Natal (0,1%).  66,4% disseram que não sabem/não responderam em que vão votar — o que mostra um distanciamento do eleitor de Piraquara com as eleições municipais.

Cenários na estimulada — Foram pesquisados, na estimulada, três cenários. Em todos eles, Marquinhos lidera com folga. No primeiro, contra Marcelinho da Saúde e Édson Ribeiro, o ex-prefeito aparece com 55,6%, contra 10,2% e 5,9%, respectivamente. O índice aumenta quanto a disputa fica restrita a Marquinhos (63,8%) e Edson Ribeiro (8,7%).

A diferença cai um pouco quando a disputa é simulada contra Marcelinho da Saúde. Marquinhos aparece com 61,1% enquanto o adversário tem 14,5%.

Professor Marquinhos deve ter o apoio do governador Ratinho Junior na eleição de outubro. Isso porque, desde que ele deixou a prefeitura de Piraquara, Marquinhos foi abrigado no governo do Estado. Passou pela Paraná Edificações e agora responde pela diretoria de tecnologia e inovação no Detran do Paraná.

Metodologia: O Instituto IRG ouviu 500 eleitores entre os dias 04 a 08 de março de 2024. O nível de confiança da pesquisa é de 95% com uma margem de erro de 4,35% para mais ou para menos.  O levantamento está registrado sob o número PR-03782/2024.

 

Foto: Montagem TSE

 

 

Compartilhe nas redes