Conselho de Ética ouve cinco testemunhas do caso Maria Letícia

Está marcada para as 8h desta sexta-feira (8) na Câmara Municipal de Curitiba a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para ouvir as testemunhas do processo contra a vereadora Maria Letícia, do PV.

Estão agendados os depoimentos de cinco pessoas — quatro indicadas pelo relator, vereador Professor Euler (MDB), e uma pela defesa da vereadora. Primeiro serão ouvidos os policiais militares Anderson Pereira e Roberta Valéria Oliveira de Jesus que atenderam a ocorrência do acidente no Centro de Curitiba provocado pela vereadora Maria Letícia.

Depois será a vez do policial civil Dirceu Horne Alves Júnior que esteve com a vereadora na delegacia. A ultima testemunha do relator será Luiz Sérgio Fernandes Gonzaga que é o dono do carro atingido pela parlamentar. Ainda pela manhã, será ouvida a primeira testemunha indicada pela defesa de Maria Letícia, a advogada Nahomi Helena de Santana. Todos estes depoimentos vão acontecer a portas fechadas.

Na próxima sexta-feira (15) , será a vez das outras seis testemunhas de Maria Leticia serem ouvidas pelo Conselho de Ética. Esta fase dos depoimentos antecede o último ato da instrução processual que é a oitava da própria vereadora. Depois disso, o relator, apresenta um parecer com a conclusão do caso — pelo arquivamento ou a aplicação de uma punição que pode ser desde uma advertência até a perda do mandato. A decisão final será do plenário, ou seja, dos demais 37 vereadores.

Maria Letícia responde ao processo no Conselho de Ética por suspeita de quebra do decoro parlamentar por ter sido presa em novembro do ano passado depois de bater o carro que dirigia num outro veículo que estava parado no Centro de Curitiba. Ela está sendo acusada criminalmente por dirigir sob efeito de álcool e ter desacatado os policiais que atenderam a ocorrência.

A defesa da vereadora nega que ela tenha ingerido bebida alcoólica e que ela estava sob efeito de remédios. Maria Leticia também rechaça a acusação de desacato aos policiais militares.

Compartilhe nas redes