Marilza do Carmo Oliveira Dias não é política. Química de formação e funcionária de carreira da prefeitura de Curitiba desde 1988, ela é a atual secretária do Meio Ambiente na gestão Rafael Greca — função que ela também desempenhou tanto na administração de Beto Richa quanto de Luciano Ducci.
Apesar do perfil técnico, Marilza está filiada ao Republicanos. Ela assinou a ficha do partido comandado por Marcelo Almeida no fim da janela partidária, encerrada no dia 6 de abril — assim como Luiz Fernando Jamur, que no último dia do prazo se filiou ao Podemos.
Os dois têm perfil técnico, mas ingressaram há um mês num partido político porque ambos são cotados para ocupar a vaga de vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD) que vai disputar a prefeitura de Curitiba em outubro.
Tanto a filiação de Marilza quanto de Jamur passaram desapercebidas. A intenção era justamente não chamar a atenção. O time de estrategistas de Eduardo Pimentel coloca assim dois possíveis candidatos a vice em legendas aliadas: Podemos e Republicanos.
O nome de Marilza agrada e muito o prefeito Rafael Greca. Conta uma boa fonte do Blog Politicamente que foi ela quem comandou o trabalho de zeladoria — hoje tão propagado nos comercias da Prefs.