Jamur se filia ao Podemos e vira opção para vice de Eduardo

De forma bastante discreta, Luiz Fernando Jamur, secretário de governo da Prefeitura de Curitiba, se filiou ao Podemos e pode ser uma opção para o cargo de vice na chapa encabeçada por Eduardo Pimentel (PSD) na eleição municipal de outubro.

A notícia ficou guardada por exatamente um mês. Em 6 de abril terminava a janela de filiação — prazo final para quem pretendia concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas eleições de 2024. No último dia, Jamur assinou a ficha de filiação do Podemos.

O Blog Politicamente apurou que um dos entusiastas e executores da ideia de filiar Jamur foi o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello — que também é vice-presidente do Podemos de Curitiba. Fachinello trabalhou de forma discreta e intensa nos bastidores para garantir a assinatura do secretário de Governo.

Jamur é engenheiro civil formado pela PUC do Paraná, funcionário de carreira da Prefeitura de Curitiba e começou a trabalhar no município em 1983, como estagiário na secretaria de obras. Ele já foi secretário de Urbanismo, diretor-geral da Paraná Edificações, do governo do estado, e hoje é secretário de governo do prefeito Rafael Greca. Jamur conhece como poucos a capital do Estado.

O nome dele é uma opção. E tem muita gente de olho nesta vice. Ricardo Barros, o cacique do PP, é um deles. Ele já mandou recados ao Iguaçu de que se a filha, a deputada estadual Maria Victória, não for a escolhida, ela será a candidata dos Progressistas.

O cargo de vice, normalmente, costuma ser a última oferta para garantir um partido na aliança — durante as negociações finais que antecedem as convenções partidárias. No caso prático, o PSD tem barganhado a vice de Eduardo Pimentel para tentar tirar o União Brasil e o pré-candidato Ney Leprevost  da eleição de Curitiba.

Até as convenções (entre 20 de julho e 5 de agosto), portanto, há espaço para muita costura e negociação política. Mas se Jamur for o escolhido, a decisão sairá em um mês. Porque dia 6 de junho é o prazo de descompatibilização de secretários municipais que queiram disputar a eleição de outubro. Logo, se no dia 7 de junho, Jamur permanecer secretário de Governo de Rafael Greca, com certeza o vice será outro.

 

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Compartilhe nas redes