Quase um mês depois, sistema do TCE segue fora do ar

Ainda está fora do ar o sistema do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) alvo de um de um ataque cibernético percebido no dia 13 de maio. Deste então, técnicos do próprio órgão com ajuda externa, principalmente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), têm se debruçado para reestabelecer toda a infraestrutura tecnológica.

Na terça-feira o presidente do TCE, conselheiro Fabio Camargo, assinou uma portaria extraordinária estendendo até o dia 30 de junho a suspensão dos prazos processuais, do peticionamento geral e das sessões de julgamento de todo o órgão – 1 e 2 Câmaras e do Tribunal Pleno.

O Blog Politicamente apurou que a Polícia Civil do Paraná está investigando a origem do ataque cibernético tendo a colaboração dos peritos do Instituto de Criminalística.

O tribunal informou, logo após detectada a invasão, que a infraestrutura tecnológica infectada por um malware, que é um programa de computador com objetivos maliciosos. Na época, o TCE alertou que não houve qualquer vazamento de dados processuais e pessoais. E que por questão de segurança, tirou do ar o site e os aplicativos ligados ao Tribunal.

 

Portaria-Extraordinaria-no-22-2022

Compartilhe nas redes