Pesquisa em Curitiba vai trazer cenário sem Ney e Maria Victoria

O Instituto Paraná Pesquisa esta em campo para traçar o cenário da disputa pela prefeitura de Curitiba — a, praticamente, um mês do prazo das convenções partidárias e a três do pleito. A pesquisa foi contratada pela TV Bandeirantes e está com a divulgação marcada para a próxima quinta-feira (4).

Algumas coisas chamam a atenção no questionário que já esta sendo aplicado aos eleitores curitibanos. São três os cenários simulados: o primeiro traz 10 pré-candidatos: Andrea Caldas (Psol), Beto Richa (PSDB), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (PMN) e Samuel de Mattos (PSTU).

No segundo cenário, o Paraná Pesquisa tirou o nome da pepista Maria Victoria — que tem alardeado aos quatro cantos da capital que vai para disputa do Palácio 29 de Março. A filha de Ricardo Barros tinha como plano A ser a vice de Eduardo Pimentel — ideia que não prosperou. Assim como o plano B de ser a 1ª secretária da Assembleia Legislativa. Com as negativas, o pragmático Ricardo Barros já contratou até o marqueteiro argentino Pablo Nobel.

O terceiro e último cenário pesquisa é sem Ney Leprevost. É uma simulação importante para os analistas políticos, principalmente para os estrategistas de Eduardo Pimentel, para saber o destino dos votos do pré-candidato do União Brasil quando ele sai da disputa. Até as pedras do Centro Cívico sabem dos planos dos palácios 29 de Março e Iguaçu de tentar tirar Ney do páreo — já que ele é considerado um entrave no planejamento de fazer Eduardo Pimentel o sucessor de Rafael Greca.

O resultado destes cenários pesquisados vai mostrar quem “rouba” os votos de Ney Leprevost e Maria Victoria.

Sem Goura — Outra curiosidade da sondagem eleitoral: o nome do deputado estadual e presidente do PDT do Paraná, Goura Nataraj, é suprimido da pesquisa — o que pode ensejar ações na Justiça Eleitoral. É bem verdade que Goura está a poucos dias de ser ungido como vice na chapa encabeçada por Luciano Ducci — na chapa que vai reunir a frente ampla da esquerda.

Além destes cenários, o Paraná Pesquisa ainda vai medir a rejeição dos pré-candidatos e também avaliar a a administração municipal, estadual e Federal. Ou seja, quer saber como o eleitor curitibano avalia a gestão de Greca, Ratinho e do presidente Lula.

Metodologia: A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-04643/2024, vai ouvir 800 eleitores em Curitiba entre os dias 29 de junho e 03 de julho. A sondagem tem nível de confiança de 95% e uma margem de erro estimada de 3,5% para mais ou para menos.

 

Foto: Divulgação/Orlando Kissner/Alep

Compartilhe nas redes