Pedido de vista adia votação do parecer pela cassação de Maria Letícia

O vereador Ângelo Vanhoni, do PT, pediu vista do parecer elaborado pelo vereador Professor Euler (MDB) que recomenda a cassação do mandato da vereadora Maria Letícia (PV). O pedido foi feito durante a reunião desta quarta-feira (17) do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba.

Por discordar do entendimento do relator, o petista vai apresentar um voto em separado na próxima reunião do colegiado, marcada para a próxima semana (23). Caberá aos integrantes do Conselho votar qual parecer será levado à apreciação do plenário da Câmara de Vereadores — se o do relator, pela cassação, ou de Ângelo Vanhoni que deve opinar por uma pena mais branda ou até mesmo a absolvição sumária.

Se o parecer for aprovado na sessão do Conselho do dia 23, o caso será remetido ao plenário já no dia seguinte (24) e a partir daí a votação acontecerá até dia 6 de maio — que é o prazo de três sessões ordinárias.

Durante a sessão de hoje, Euler leu o parecer expondo os argumentos que o levaram a concluir que Maria Letícia quebrou o decoro parlamentar ao se envolver num acidente de trânsito em Curitiba, em novembro do ano passado.

Das três acusações que pesavam contra a parlamentar, o relator acolheu apenas uma. Euler votou pelo arquivamento da tentativa de fuga da vereadora do local do acidente e também da embriaguez ao volante — embora tenha concluído que Maria Letícia dirigiu o veículo alcoolizada. “Some-se a isso também a possibilidade de a parlamentar estar na ocasião sob efeito de medicamento”, pontuou o relator.

O que pesou para Euler dar o parecer pela cassação, foi o fato da vereadora Maria Letícia ter desacatado os policiais militares que atenderam a ocorrência do acidente de trânsito. E mais, constatou, simultaneamente, abuso de autoridade, “visto que a parlamentar não apenas ofendeu os policiais, mas também invocou a sua condição de vereadora para tentar coagi-los a não cumprirem o dever deles”.

 

 

 

Foto: Arquivo Câmara Municipal de Curitiba

Compartilhe nas redes