Na disputa contra ex-prefeita, Helder Lazarotto lidera pesquisa

A disputa pela prefeitura de Colombo em 2024 vai ser travada entre o atual prefeito, Helder Lazarotto (PSD), e a ex-gestora Beti Pavin (MDB). A mais recente sondagem eleitoral junto aos colombenses, feita pelo Paraná Pesquisa, mostra que o candidato do PSD está na dianteira e lidera tanto na espontânea quanto na estimulada.

Na espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado, 14% dos eleitores responderam que votariam em Helder Lazarotto na eleição de 2024. 4,8% disseram que votariam na emedebista Beti Pavin. Thiago de Jesus aparece com 0,7%, Anderson Prego e Sergio Pinheiro com 0,2% e Plinio Schmidt tem 0,1%. Já 75,2% não sabem em quem votar.

Nos três cenários pesquisados, na estimulada, em dois deles traz o confronto direto entre o prefeito e a ex. Em ambos, Helder Lazarotto vence: 40,9% x 26,4% e 42,3% do prefeito contra 27,9% de Beti.

Caso a emedebista não dispute a eleição de 2024, a vantagem do prefeito aumenta. Ele soma 51% contra 12,1% de Sergio Pinheiro, 7,9% de Thiago de Jesus, 5,4% de Anderson Prego, 4,1% de Valdir Berckemback e 3,6% Plinio Schmidt.

O bom desempenho de Helder Lazarotto na pesquisa pode ser explicado pela avaliação positiva dos colombenses da gestão de prefeito. A pesquisa avaliou a administração de Colombo: 73,2% dos eleitores ouvidos disseram aprovar a administração do prefeito e 23,2% disseram desaprovar.

O Paraná Pesquisa ainda perguntou aos eleitores sobre a administração do governador Ratinho Júnior e do presidente Lula. Em Colombo, Ratinho tem um índice de aprovação de 80,7% já a gestão do presidente petista é desaprovada pela maioria: 50,6%.

Embora o MDB de Beti Pavin faça parte da base aliada de Ratinho, o governador deve abençoar a candidatura de Helder Lazarotto, que é do PSD. Os emedebistas vão tentar uma neutralidade de Ratinho, na mesma intensidade que o prefeito de Colombo busca o carimbo de candidato do governador para estampar no material de campanha e na propaganda de rádio e TV.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe nas redes