O Ministério Público do Paraná criou por resolução neste mês de junho a coordenadoria do escritório de representação do órgão em Brasília.
A intenção é otimizar a atuação do MP no acompanhamento das demandas existentes no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), no Congresso Nacional e demais órgãos e entidades federais.
A criação do escritório de representação faz parte do termo de cooperação firmado entre os MP’s do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que irão dividir o espaço físico no Distrito Federal.
O representante do MP na capital federal será um procurador(a) de Justiça escolhido(a) pelo Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacóia, e terá de acompanhar os procedimentos de interesse do MPPR em trâmite perante o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça, com ênfase àqueles em que o Ministério Público do Paraná figure como parte. Além disso, dar apoio no acompanhamento de recursos interpostos e/ou de ações e medidas propostas pelo MP paranaense perante os Tribunais Superiores.