Ministro pede vista e suspende julgamento de Francischini no STF

Nem bem começou o julgamento no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) e, logo nos primeiros minutos da madrugada desta terça-feira, o ministro André Mendonça pediu vistas do processo envolvendo o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União).

O parlamentar, que foi cassado em 2021 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conseguiu no mesmo STF uma decisão liminar do ministro Nunes Marques que o reconduziu ao cargo na Assembleia Legislativa do Paraná.

O julgamento no plenário virtual começou as 0h desta terça e iria até as 23h59. Com o pedido de vista o julgamento foi interrompido o caso de Francischini será apreciado agora pela 2ª Turma do STF composta por Nunes Marques, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e pelo próprio André Mendonça.

Quem também não perdeu tempo e nos primeiros minutos desta terça registrou o voto foi a ministra Carmen Lúcia decidindo pela suspensão da decisão do colega Nunes Marques que reconduziu Francischini ao mandato de deputado estadual. Ela também foi seguida pelo ministro Edson Fachin.

Compartilhe nas redes