Metade dos vereadores de Curitiba muda de partido na janela partidária

Metade dos vereadores de Curitiba muda de partido na janela partidária

Nada menos que 19 dos 38 vereadores de Curitiba ou 50%, resolveram mudar de partido durante a janela partidária — encerrada na última sexta-feira (5). A dança das cadeiras provocou um rearranjo das forças políticas no Palácio Rio Branco.

Em 30 dias, o União Brasil que tinha a maior bancada com oito parlamentares agora tem apenas um: mesma representatividade dos nanicos PV, PRTB e Rede. Alexandre Leprevost é o único do União Brasil na Câmara Municipal — partido que tem o deputado estadual Ney Leprevost como pré-candidato a prefeitura da capital.

O PSD do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel fez o caminho contrário e agora é a maior força política no legislativo municipal com oito vereadores — alguns deles oriundos do próprio União. Esta atração, obviamente, tem tudo a ver com a pré-candidatura de Pimentel.

Além da aposta na campanha do vice, muitos vereadores preferiram migrar para legendas da base aliada do prefeito para não perder a estrutura de cargos e outras benesses ofertadas pelo Palácio 29 de Março. Isso ajuda a explicar a debandada do União Brasil — cuja permanência representaria apoio e anuência à candidatura de Ney. Sem falar nas contas feitas e refeitas da quantidade de votos da chapa montada por cada legenda que contribui para a mudança de partido.

A janela partidária foi generosa ainda com outros dois partidos que aumentaram a representatividade: o PP e o Podemos agora têm quatro cadeiras cada um e o MDB conta com três vereadores.

Janela de 2020 — Na janela partidária de 2020, 16 vereadores resolveram mudar de legenda. A realidade política na eleição municipal passada era bem diferente. Greca concorria à reeleição e conseguiu ampliar o número de vereadores do DEM (seu antigo partido) para seis parlamentares — mesmo número do PSD que já contava com Ratinho Junior no comando do Governo do Estado.

O PDT do ex-prefeito Gustavo Fruet, que tinha a maior bancada, minguou de 5 para 3 vereadores. Hoje o partido tem dois parlamentares.

Os 19 — Confira abaixo a lista dos vereadores que mudaram de partido nesta janela partidária de 2024:

Mauro Ignácio, Sabino Picolo, Serginho do Posto, Toninho da Farmácia e Zezinho do Sabará: PSD

Pastor Marciano Alves e Henani: Republicanos

Leonidas Dias e Sargento Tânia Guerreiro: Podemos

Eder Borges e Rodrigo Reis: PL

Ezequias Barros e Sidnei Toaldo: PRD

Alexandre Leprevost: União Brasil

Mauro Bobato: PP

Osias Moraes: PRTB

Salles do Fazendinha: Rede

Dalton Borba: Solidariedade

João da 5 Irmãos: MDB

 

Foto: Ricardo Marajó
PORTO 90 ANOS