Após longos 40 anos de vida pública, o deputado estadual Mauro Moraes vai experimentar uma nova sensação. Se nada mudar, ele vai assumir a secretaria do Trabalho no governo Ratinho Júnior.
Mauro Moraes não estava cotado para assumir cargo no Poder Executivo. Dentro do União Brasil do Paraná, figurava como terceira, ou quarta opção. Mas os ventos sopraram a seu favor.
O vento, neste caso, tem nome e sobrenome. Antônio de Rueda. O leitor paranaense talvez não esteja familiarizado ao personagem. Rueda é um jovem advogado que, embora no papel seja o número 2 do diretório nacional do União Brasil, na prática tem demonstrado mais poder que o presidente da sigla, Luciano Bivar.
O acerto foi feito diretamente entre Rueda e Palácio Iguaçu. E não agrada à direção estadual do partido. “O martelo foi batido”, diz uma fonte com trânsito livre no 3 andar do Palácio. Promessa de uma nova rajada de fogos de artifícios em Guaratuba, por conta do Lorde Nelson Justus.
Aos que torcem o nariz, restará aceitar. Quanto à pasta da Justiça, o União Brasil paranaense terá que indicar um novo nome, já que o que foi sugerido, não passou pelo crivo do governador.
Diante de tantos desgostos, o União Brasil pode empinar a carroça e ficar fora da base governista — embora alguns já estejam para lá de afinados com o Palácio Iguaçu.