Matheus Munhoz é eleito defensor público-geral do Paraná

Com candidatura única, o defensor público Matheus Munhoz foi eleito o novo defensor público-geral do Paraná. Ele vai substituir o atual defensor público-geral, André Ribeiro Giamberardino, que em maio deixa a instituição para compor a equipe do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

A posse do novo defensor geral será definida após a confirmação da agenda do governador Ratinho Junior — mas acontecerá no mês de maio.

Munhoz vai assumir a Defensoria Púbica do Estado do Paraná (DPE-PR) pelo próximo biênio (2024-2026). Ele obteve 122 dos 144 votos possíveis — 138 votaram, nove nulos, sete em branco e seis abstenções.

“Agradeço a confiança depositada e reitero o compromisso de uma gestão transparente, participativa e inovadora. Diante dos desafios que estão à nossa frente, estamos confiantes e na segurança de que juntos e conectados transformaremos a Defensoria Pública em uma instituição moderna, digital, acessível e acolhedora, interna e externamente”, afirma Munhoz.

O novo defensor geral adiantou que um dos focos da gestão será no avanço tecnológicos, com o objetivo de aprimorar o atendimento da Defensoria Pública. “Nossa estratégia para o crescimento da instituição estará fortemente ligada ao uso da tecnologia nos processos de trabalho em todo o Paraná, interna e externamente, visando também parcerias interinstitucionais. Atuaremos para tornar os serviços da Defensoria Pública mais eficientes por meio da inovação, tanto para quem presta o atendimento quanto para quem é beneficiado”, disse.

Giamberardino parabenizou Munhoz pela eleição. “Desejo todo sucesso e que a Defensoria Pública continue conquistando avanços no Paraná na próxima gestão, oferecendo um atendimento cada vez melhor à população do nosso estado”. Durante o período de transição entre as gestões, será oficializada a composição da Administração Superior que acompanhará o defensor público-geral ao longo do biênio.

Trajetória — Matheus Munhoz exerceu, entre 2021 e 2024, o cargo de coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE) da instituição. Ocupou também a 1ª Subdefensoria Pública-Geral (2017-2021), a Coordenação de Planejamento (2015-2017) e a Coordenação do Grupo de Trabalho da Infância e Juventude (2014-2015), que se tornou o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ). Aprovado no 1º concurso para defensor(a) público(a) da DPE-PR, Munhoz integrou também o Conselho Superior por dois mandatos (2013-2016).

 

 

Foto: Divulgação DPE-PR

Compartilhe nas redes