IRG registra pesquisa para a prefeitura de Colombo

O atual cenário da disputa pela prefeitura de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, será traçado pelo Instituto IRG, do diretor Ricieri Garbelini — que registrou nesta terça-feira (26) a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral. A sondagem eleitoral foi contratada pela Rádio Banda B e a divulgação deve ser feita na segunda-feira (1° de abril).

A pesquisa vai mostrar o desempenho dos candidatos tanto na espontânea quanto em dois cenários da estimulada — além da rejeição dos pré-candidatos e avaliação da gestão do atual prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente Lula.

No primeiro cenário pesquisado, os eleitores poderão optar por quatro nomes: a ex-prefeita Beti Pavin (MDB), Fernando Azevedo, Helder Lazarotto e Sérgio Pinheiro. No outro cenário, a disputa mais afunilada entre a ex e o atual prefeito dos colombenses.

A eleição para a prefeitura de Colombo tem hoje, a sete meses do pleito, todos os ingredientes para ser emocionante. Teve operação da Polícia Federal em cima de Alcione Luiz Giaretton — secretário de Educação e vice-prefeito de Helder, que está afastado das funções por determinação da Justiça Federal. O prefeito teve que rebolar politicamente para segurar a tentativa de instalação de uma CPI na Câmara de Vereadores.

A defesa do Professor Alcione trabalha na Justiça Federal para trancar a investigação e reconduzi-lo aos cargos na prefeitura de Colombo. Os números da pesquisa IRG vai avaliar o dano causado pela ação dos federais na imagem e na gestão de Helder Lazarotto.

Teve, mais recentemente, a anulação da condenação de Beti Pavin por parte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. E ainda o pedido do prefeito, atendido prontamente pelo Palácio Iguaçu, para, no ano passado, exonerar a rival política de um cargo comissionado na secretaria do Desenvolvimento Social e Família — comandada pelo MDB de Beti Pavin.

Além da comparação das gestões da ex e do atual prefeito que deve ser feita na propaganda de rádio e televisão. Porque nos bastidores, haverá troca de farpas e muito esqueleto sendo retirado dos armários.

A tendência é que o governador Ratinho Junior apoie seu correligionário — embora o MDB de Beti Pavin faça parte da base de sustentação do governo. Mas muita pesquisa vai passar pela mesa do governador com análises aguçadas de estrategistas políticos do Palácio Iguaçu dando o melhor norte para Ratinho se posicionar na eleição de Colombo. Há discurso para embarcar nas duas canoas.

Metodologia: O Instituto vai ouvir 600 eleitores da cidade de Colombo, entre os dias 27 e 30 de março. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e uma margem de erro estimada em 4% para mais ou para menos. A sondagem eleitoral está registrada no TSE sob o número PR-02105/2024.

 

Foto: Divulgação/TSE

Compartilhe nas redes