Governo quer mudar critério de escolaridade para ingresso na PM

O Governo do Estado quer alterar o critério de escolaridade exigido para entrar nas carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A intenção é subir o nível: de ensino médio para superior. A proposta será protocolada nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa.

As alterações estão previstas para ingresso nos quadros de Oficiais e de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Para a mudança, é necessária a aprovação dos deputados estaduais.

Caso aprovada a alteração, o critério de curso superior passará a ser exigido nos futuros editais dos novos concursos para as duas carreiras. O governador Ratinho Junior já autorizou a realização de um novo concurso público que prevê o preenchimento de 360 vagas: 230 para a PM e 130 para o Corpo de Bombeiros.

Para a entrada de soldados e bombeiros, será obrigatória a comprovação de conclusão de curso superior. Já para os oficiais, na PM, será agora exigida a formação de bacharel em Direito. A proposta do governo paranaense segue o exemplo de outros dez estados que já adotaram a exigência de nível superior.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, que é oriundo da Polícia Militar, considera que a mudança na lei vai trazer mais qualificação para a instituição. “A medida auxilia na contratação de profissionais mais qualificados, o que reflete em uma segurança pública mais bem preparada para atender a população”, diz o secretário.

 

Foto: Divulgação AEN

Compartilhe nas redes