Ex-prefeitos ganham cargo no 2º escalão da Casa Civil

Depois de acomodar Greca, Paranhos e Ulisses Maia, Ratinho começa a encaixar ex-prefeitos de cidades menores no Palácio Iguaçu

Ratinho Junior continua no estica e puxa para tentar acomodar todos os aliados políticos que ficaram sem mandato no fim de 2024. Os primeiros anunciados foram ex-prefeitos das maiores cidades: Rafael Greca (Curitiba) foi nomeado secretário do Desenvolvimento Sustentável, Leonaldo Paranhos (Cascavel) pegou o Turismo e Ulisses Maia, de Maringá, já assumiu a Secretaria do Planejamento.

Agora, o governador vai focar na “prefeitada” dos municípios menores. O primeiro a ganhar cargo no Palácio Iguaçu, ainda na primeira quinzena de janeiro, foi Roberto dos Reis Lima que foi prefeito de Goioerê e não conseguiu a reeleição em 24. Betinho, como ele é conhecido, é muito próximo de Ratinho e já foi assessor do gabinete do governador. Agora ele foi nomeado num cargo em comissão na Casa Civil.

Quem também já foi agraciado com um espaço no governo foi Sérgio Onofre — ex-prefeito de Arapongas, que pensa em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano. Ele vai assumir a Superintendência Geral de Apoio aos Municípios (SAM), subordinada à Casa Civil, no lugar de Weiller Junior — que já foi presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e tem pretensão de disputar uma cadeira de deputado estadual no pleito de 26.

Weiller não deve ficar na chuva. Pelos corredores do Iguaçu, comenta-se que ele pode assumir uma função na Celepar.

Uma boa fonte do Blog Politicamente conta que quem torceu o nariz para a nomeação de Sérgio Onofre foi o secretário de Saúde, Beto Preto — adversários políticos ferrenhos. Ainda de acordo com a fonte, Onofre é muito próximo do apresentador Ratinho — pai do governador. O ex-prefeito de Arapongas chegou a ser cotado para assumir o Detran, mas assessores mais próximos do governador o desaconselharam depois de uma incursão pela cidade de Londrina e arredores.

A nomeação de Onofre foi publicada no Diário Oficial número 11.871, desta quarta-feira (26). Ainda restam mais ex-prefeitos aliados que buscam um lugar ao sol, dentre eles Tauillo Tezelli (Campo Mourão), Márcio Rauber (Marechal Cândido Rondon), Roberto Justus (Guaratuba), Gerson Colodel (Almirante Tamandaré) e Cléber Fontana (Francisco Beltrão).

PORTO 90 ANOS