Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Porto Velho, Goiânia e Curitiba são as três capitais do país no topo quando o assunto é rejeição ao presidente Lula. A constatação consta numa série de sondagens eleitorais feitas ao longo de 2023 pelo Instituto Paraná Pesquisa em 22 das 26 capitais do Brasil.
Na capital de Rondônia, o índice de desaprovação da gestão do presidente petista alcançou 60,6% na sondagem feita no mês de abril. Foi o maior porcentual registrado, seguido de Goiânia (56,5%) na pesquisa feita no mês de julho e 54,9% entre os curitibanos em dezembro deste ano.
Coincidência ou não, nestes três estados (Rondônia, Goiás e Paraná), o ex-presidente Jair Bolsonaro teve amplas votações na eleição de 2022 frente ao presidente Lula.
Aliás, os curitibanos lideram a reprovação a Lula na região Sul. Na ilha dos “manezinhos” de Florianópolis, o índice chegou a 48,4% na pesquisa feita em maio e entre os gaúchos a desaprovação era de 46,3% no mês de março. Em São Paulo, maior capital e centro urbano do Brasil, o porcentual de aprovação da gestão de Lula, neste mês de dezembro, é superior à daqueles que o rejeitam: 55,1% x 42%.
Se a região Sul é o calo de Lula, no cenário político, no Norte e Nordeste a aprovação dele beira, em algumas capitais, os 70%. Em Fortaleza, capital com mais aceitação ao petista, o porcentual de aprovação da gestão de Lula, chegou aos 68,9% na pesquisa de abril.
Os soteropolitanos vêm logo atrás com 67,4% alcançados em março, seguido de Teresina (65% em junho) e Recife (62,6% no mês de abril). São as quatro capitais com melhor desempenho do presidente petista.
O Rio de Janeiro aparece dividido na sondagem eleitoral feita em novembro pelo Paraná Pesquisa: 48,4% aprovam e 48,3% disseram que desaprovam a administração de Lula neste quase um ano de governo. É a menor margem apontada pelo instituto entra as capitais pesquisadas.