Arthur Lira em jantar discreto e concorrido em Curitiba

Pouca gente sabia, mas o presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira, esteve ontem (25) em Curitiba para participar de um discreto e concorrido jantar na casa de um mega empresário no bairro Campo Comprido.

O evento foi promovido pelo presidente do canal de televisão CNN Brasil, João Camargo. Os convites, claro, foram muito restritos, focado mais no empresariado. Estima-se que dos 100 maiores empresários do Brasil, pelo menos 30 participaram deste jantar ontem em Curitiba.

A grande estrela foi Arthur Lira que deu uma palestra para os empresários, com destaque sobre os detalhes sobre a reforma tributária, assunto de interesse dos empresariado, e também o atual cenário da política nacional. Apenas dois políticos estavam neste jantar: o deputado federal Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, que foi representando o governador Ratinho Junior, que esta em Brasilia, e o deputado estadual Alexandre Curi — primeiro secretário da Assembleia Legislativa.

O prefeito de Curitiba Rafael Greca e o vice, Eduardo Pimentel, também foram convidados, mas ambos estavam em outros compromissos. Quem também esteve no jantar, foi o senador Oriovisto Guimaraes — mais pela atuação como empresário do que como senador da República. Este interesse e participação da discussão política do país do grande empresariado é cada vez mais latente e frequente.

Além das questões alheias aos seus negócios, estes mega empresários estão de olho no cenário político do país e também aqui do Paraná. Tanto é que os empresários fizeram ontem um aceno positivo, de apoio, ao nome do deputado Alexandre Curi que deve concorrer ao Governo do Estado em 2026. Mais do que a eleição de 2024, que se avizinha, o empresariado já projeta o cenário para 2026.

Algumas curiosidades deste jantar: o julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil), que se inicia na próxima semana no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi um dos temas abordados. Assim como o vai e vem, entre Paraná e São Paulo, na questão do domicílio eleitoral da deputada federal Rosângela Moro. Alguns empresários chegaram a elogiar a atuação de Moro como juiz federal, mas fizeram críticas quanto ao trabalho no Senado Federal.

Outro ponto bastante discutido foi o desempenho do governo Lula neste terceiro mandato como presidente da República. Dificuldade de governabilidade, racha dentro do próprio governo e também no PT, foram alguns dos assuntos durante o jantar. Assim como a força política e a voz cada vez mais ativa da primeira-dama Janja da Silva dentro do governo.

 

Compartilhe nas redes