Appio assume 18° Vara Federal de Curitiba na próxima semana

Quase seis meses depois de ser afastado da 13° Vara Federal de Curitiba, o juiz Eduardo Appio vai retornar aos trabalhos na Justiça Federal de Curitiba. Na próxima semana, o magistrado vai assumir a titularidade da 18° Vara Federal de Curitiba, de natureza cível, que tem dentre as competências, questões  previdenciárias.

A mudança faz parte de um acordo assinado no mês passado pelo juiz com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em que tem como uma das consequências a desistência de assumir a Vara que julga os processos da Lava Jato em Curitiba.

Appio é crítico declarado dos métodos adotados pelo ex-juiz e hoje senador da República, Sergio Moro, durante a operação da Lava Jato.

O juiz teria admitido conduta imprópria e concordou em pedir afastamento da 13° vara de Curitiba em troca do encerramento do processo administrativo que corre contra ele no CNJ. Appio, por sua vez declarou que não reconheceu culpa no caso e que pediu remoção para outra vara “menos polêmica”.

O juiz federal foi afastado do cargo na 13° Vara Federal de Curitiba em maio deste ano por suspeita de tentar investigar informalmente o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4). Appio teria feito uma ligação para o filho de Malucelli fazendo supostas ameaças. O caso chegou ao TRF4 que determinou o afastamento do juiz — e que depois foi referendado pelo CNJ.

 

Foto: Reprodução TV Globo

Compartilhe nas redes