O conselheiro Nestor Batista pediu aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Augustinho Zucchi já começou a esvaziar as gavetas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e se prepara para assumir a cadeira na Corte de Contas.
Na sexta-feira, por volta de 11h, Nestor se reuniu com o governador Ratinho Junior no Palácio Iguaçu. Conversaram sobre a possibilidade de vir a integrar o governo em 2023.
Assim que saiu da reunião com o governador, Nestor Batista atravessou a praça e se reuniu com o presidente do TCE, conselheiro Fabio Camargo. Neste encontro, ele anunciou que iria requerer a aposentadoria. Dito e feito.
O Blog Politicamente teve acesso ao documento. Nestor, que completa 75 anos só em julho, data que se aposentadoria, negociou a saída do tribunal em troca de um cargo no governo.
Ainda não se sabe qual será o destino de Nestor Batista no Poder Executivo. Comenta-se o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), mas a próxima presidência será exercida por um representante do Rio Grande do Sul.
Com isso, Nestor Batista agora estuda alguns opções. Uma diretoria da Copel e do Porto de Paranaguá são algumas das opções.
O Blog já vinha adiantando que Nestor Batista iria antecipar a aposentadoria, mas os planos inicias davam conta que seria no primeiro trimestre de 2023.
Agora, diz uma fonte, Ratinho teria mais facilidade de ratificar o nome de Zucchi na Assembleia Legislativa — apesar do Poder Legislativo nunca ser contrário à escolha do governador.
Além disso, a saída de Zucchi abre mais um espaço para o governador Ratinho Junior alocar seus aliados na segunda gestão.