Nestor Batista pode antecipar aposentadoria

O conselheiro decano do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Nestor Batista, vai se aposentar no dia 7 de julho de 2023 — data em que completará 75 anos. Até aí, nenhuma novidade.

Mas esta aposentadoria pode ser antecipada. Já existe esta conversa e ela vem ganhando corpo.

Conta uma boa fonte do Blog Politicamente que o conselheiro esteve reunido com o governador Ratinho Junior na terça-feira passada no gabinete do 3° andar do Palácio Iguaçu.

Nestor Batista deixaria o cargo no TCE nos primeiros meses de 2023 — declarando vaga a cadeira de conselheiro.

A vaga de Nestor Batista é de livre escolha do governador — atendendo, claro, aos requisitos mínimos para ingresso no cargo: como ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade; possuir comprovada idoneidade moral e reputação ilibada; possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública — entre outros

Já é dada como certa a indicação de Augustinho Zucchi, atual Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedu) de Ratinho, para o cargo de conselheiro. A nomeação faria parte de um acordo selado lá em 2018, quando Osmar Dias, mesmo liderando as pesquisas, deixou de disputar o Governo do Estado.

João Carlos Ortega, que também estava cotado para atravessar a praça, já foi avisado. A vaga de Ortega acabou se perdendo após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reconduziu Maurício Requião ao TCE.

Embora ainda tramite recursos em Brasília, tanto do governo quanto da Assembleia Legislativa para reverter a decisão do STJ, dentro do Palácio Iguaçu o clima é de pessimismo. A indicação de “apenas” um conselheiro nos dois governos Ratinho Junior já é dada como certa.

 

Foto: Wagner Araújo/Divulgação/TCE

Compartilhe nas redes