Lembra dele? André Vargas deve disputar eleição em 2026
O petista André Vargas alinha os detalhes de uma estratégia para voltar a vida política. Ele, que chegou a ser vice-presidente da Câmara dos Deputados, homem forte do PT, caiu em desgraça por causa da Operação Lava Jato. Preso, acusado de corrupção, Vargas foi o primeiro político condenado no escândalo da Lava Jato.
Mas uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todo o processo envolvendo petista que agora se habilita para “voltar por cima”. Pessoas próximas a André Vargas, ouvidas pelo Blog Politicamente, contam que a estratégia passa pela eleição de 2026 para a Câmara dos Deputados.
Aliás, o último ato de André Vargas na Câmara foi em 2014, quando ele teve o mandato cassado pelos seus pares por quebra de decoro parlamentar. Ele era suspeito de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, acusado de comandar um esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
Vargas foi acusado de ter recebido propinas de contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Saúde. O petista foi condenado a 14 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro — sentença esta derrubada em setembro deste ano pelo STF. Na prática, André Vargas n!ao deve mais nada para Justiça e agora prepara sua volta à vida pública.