Quatro desembargadores vão disputar o comando do TRE

Os desembargadores Dartagnan Serpa Sá, Luís Carlos Xavier, Luiz Osório Moraes Panza e Sigurd Roberto Bengtsson vão disputar o comando do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Dois nomes serão escolhidos pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná — que reúne todos os 130 magistrados. A dupla eleita passará por uma nova disputa, dentro do tribunal eleitoral, que vai definir quem será o presidente e o vice/corregedor.

Algumas fontes do TJ paranaense, ouvidas pelo Blog Politicamente, apostam em dois nomes: Panza e Sigurd. Existe um combinado dentro do TRE que prevê um revezamento entre os magistrados na presidência. Cada um fica à frente do tribunal eleitoral por um ano.

Este tradicional e histórico acordo de cavalheiros, no entanto, não foi cumprido na atual composição do TRE, motivo de algumas rusgas e suaves estocadas entre “os capa preta”.

Diante da realidade não só do TRE paranaense, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já baixou uma resolução que veda mandados de um ano. Mas em alguns tribunais eleitorais pelo país já acharam um “jeitinho brasileiro” para driblar a norma. O presidente renuncia ao cargo e, consequentemente o vice assume o comando.

 

Foto: Divulgação TRE/PR

Compartilhe nas redes