Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Luiz Carlos Hauly (Podemos) tomou posse agora há pouco, na tarde desta terça-feira (13), para seu oitavo mandato na Câmara Federal. Ele ocupa a vaga deixada por Deltan Dallagnol que foi cassado por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a cassação.
A posse foi determinada pelo STF que depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) entendeu que quem deveria assumir a cadeira de Deltan era Itamar Paim que se candidatou a deputado federal pelo PL. Isso porque, o TRE paranaense havia entendido que Hauly, que obteve quase 12 mil votos nas urnas em 2022, não teria atingido o coeficiente eleitoral.
O Podemos recorreu ao STF desta decisão da Corte Eleitoral do Paraná que, por sua vez, entendeu que a vaga permaneceria com o segundo candidato mais votado pelo Podemos — no caso Luiz Carlos Hauly, apesar da baixa votação.
A posse de Hauly traz ainda mais representatividade para a cidade de Londrina na Câmara Federal. Agora a cidade conta com cinco deputados federais: Filipe Barros (PL), Luísa Canziani (PSD), Marco Brasil (PP) e Diego Garcia (Republicanos).
Hauly tem 72 anos, é economista e possui longo histórico na política iniciado na década de 70 ao vencer eleição para o cargo de vereador de Cambé e depois assumiu a prefeitura da cidade. Hauly também atuou como secretário da Fazenda do Paraná no final da década de 80 durante o mandato do ex-governador Álvaro Dias, também do Podemos.