Morre o ex-deputado estadual Duílio Genari

O ex-deputado estadual Duílio Genari morreu nesta quinta-feira (2), aos 85 anos.

Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas o ex-parlamentar estava doente há muito tempo, andando de cadeira de rodas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, disse ao Blog Politicamente que vai decretar luto oficial por três dias. “O deputado Dúlio foi um dos mais respeitáveis deputado da história do poder legislativo.Dedicou sua vida a causa pública, de forma especial a sua região Oeste do Paraná”, disse Traiano.

Pelas redes sociais, o deputado Ney Leprevost também se despediu do colega. “Com tristeza recebo a notícia do falecimento do ex deputado Duílio Genari. Ele era um homem honrado, trabalhador e muito humilde. Apesar da grande diferença de idade e experiência legislativa, sempre me tratou com muito respeito e simpatia”, disse Ney.

Histórico — Duílio é gaúcho, nascido em 10 de maio de 1937, e pertence a uma família de origem italiana que imigrou para o Brasil no final do século XIX, dedicando-se à agricultura na região serrana do Rio Grande do Sul.

Ingressou na política com o pé direito. Ao disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, na qual exerceu a presidência, obtendo a maior votação na história de Toledo.

Sua primeira tentativa para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa aconteceu em 1986, quando concorreu pelo PDS e ficou na 1ª suplência.

Assumiu a vaga em março de 1990, permanecendo até agosto. Naquele ano, disputou a eleição pelo PFL e foi eleito com 11.317 votos. A reeleição viria quatro anos mais tarde, pelo PP, somando 29.781 votos.

No final de 1995, filia-se ao PPB (Partido Progressista Brasileiro), e ocupa o cargo de líder da bancada em 1996. Em 98, conquista seu quarto mandato com 34.213 votos. Já nas eleições 2002, repete o desempenho eleitoral e mantêm sua cadeira no Legislativo com o apoio de 33.385 eleitores.

Com 36.999 votos, nas últimas eleições de 2006, aumentou sua representatividade, conquistando seu sexto mandato.

Em 2012, assumiu pela sétima vez, desta vez como suplente.

 

Foto: Sandro Nascimento/Alep

 

Compartilhe nas redes