Ratinho Junior convidou oficialmente o MDB a caminhar junto, já desde o 1º turno, na eleição de outubro para o Governo do Paraná.
O aceno foi feito dois dias depois que Rafael Greca fez um evento, num clube de Curitiba, de lançamento da pré-campanha ao Palácio Iguaçu.
Nesta segunda-feira (22), o governador se reuniu com dirigentes emedebistas no Palácio Iguaçu, e também parte do seu time, para fazer formalmente o convite de adesão à chapa de Sandro Alex.
Conta uma boa fonte do Blog Politicamente, que Ratinho sinalizou abertamente ao MDB que poderia oferecer a vice ou o Senado. Testemunharam o encontro, da parte do MDB, o deputado federal Sergio Souza, o estadual Anibelli Neto, Renato Adur e Orlando Pessuti.
Do lado palaciano, o deputado Márcio Nunes e o secretário Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega — além de Ratinho.
Após a reunião no palácio, a direção do MDB se reuniu no apartamento de Rafael Greca em Curitiba. Durante o almoço, uma feijoada light, e o cafezinho trataram sobre a investida do time de Ratinho Junior.
O ex-prefeito de Curitiba tem repetido quase como um mantra que pretende disputar o governo e que não pensa na vice. Já Alvaro Dias vê com bons olhos e entusiasmo o chamamento de Ratinho.
A presença de Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, no evento de Greca no fim de semana foi uma demonstração de prestígio e de que avaliza o projeto 2026 no Paraná.
Mas no cenário local há uma preocupação já externada ao presidente: lançar candidato do MDB ao governo do Paraná de forma isolada, sem uma aliança robusta, pode ameaçar o número de cadeiras do partido na Câmara Federal.
Dentro do MDB há correntes e pensamentos diversos. Há ainda quem aposte, ainda, numa costura com Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, para fazer a dobradinha com Rafael Greca — independentemente da posição na chapa — para enfrentar Sergio Moro (PL) nas urnas.
Apesar de já posta a pré-candidatura de Curi ao Senado, emedebistas creem num entendimento, numa reviravolta — que poderia ter, segundo uma fonte do MDB, o apoio de outras legendas como PSDB, Podemos, União Brasil e PP.
Outros do MDB velho de guerra defendem a candidatura de Greca independentemente do cenário. Há, como já dito, opiniões e pitacos para todos os lados.
Fato é que o MDB, após o encontro com Ratinho nesta segunda no Palácio, ficou de se reunir internamente para dar uma resposta ao governador.
Até lá, vão desenhar e rabiscar estratégias, além de reforçar teses argumentativas para, quem sabe até, mudar o morno cenário político eleitoral da corrida pelo Governo do Paraná. Ou simplesmente, deixar tudo como está.