A totalização de 100% das urnas no Paraná traz números curiosos sobre a eleição para o Governo do Paraná — que terminou com a reeleição do governador Ratinho Junior com quase 70% dos votos válidos.
Ao destrinchar os votos obtidos por Ratinho nos municípios do Paraná, os dados apontam para uma vitória do governador em 378 dos 399 cidades do Paraná. Isso significa dizer que Ratinho venceu em 94,7% dos municípios do Estado.
Em Curitiba, Ratinho alcançou o porcentual de 72%, o que consolida o peso da liderança na capital — que será muito importante para a eleição municipal de 2024.
Em Londrina, ele teve desempenho de votação de 76% — mesmo índice em Londrina e São José dos Pinhais. Em Rolândia chegou a 80%. Maringá e Ponta Grossa 69% e 70% em Cascavel, 72% em Colombo e 74% na cidade de Paranaguá.
Os números pós-eleição mostram um governador com muita força política no Estado, capaz de desequilibrar a disputa da eleição municipal de 2024 e também fazer o sucessor em 2026.
O único óbice será fugir da máxima no meio político de que o segundo governo sempre é inferior ao primeiro. Mas com um cenário de disputa presidencial em 26, Ratinho não vai medir esforços para sair do Paraná com uma grande projeção e aprovação da gestão.