Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Depois de um recesso branco, fora de época, instalado para que os deputados estaduais pudessem atuar em suas bases durante a campanha eleitoral, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retoma nesta segunda-feira (07) as sessões plenárias. Outro motivo que justificou a suspensão dos trabalhos foi a troca da iluminação do plenário.
O retorno será marcado com discursos de deputados que obtiveram êxito nas urnas, como é o caso de Douglas Fabrício (Cidadania), eleito prefeito de Campo Mourão. Com a saída de Douglas da Alep, quem assume, a partir de fevereiro de 2025 é o Dr. Leônidas (Cidadania).
Outro deputado eleito para o cargo de prefeito é Marcel Micheletto (PL), que vai administrar Assis Chateaubriand a partir de janeiro. O seu lugar será ocupado pelo vereador de Londrina Jairo Tamura, eleito pelo PL, mas que agora é filiado ao União Brasil. Jairo chegou a ser cogitado para ser candidato a prefeito de Londrina, mas o seu partido optou em compor chapa de Tiago Amaral (PSD) que também é deputado estadual. Tiago vai disputar o 2º turno com a Professora Maria Tereza (PP).
Mapa do Poder: PSD conquista 164 prefeituras do Paraná. PL ganha em 52 e PT em apenas 3
Derrotados nas urnas de Curitiba reagem ao resultado do 1º turno nas redes
Eduardo Pimentel e Cristina Graeml vão ao segundo turno das eleições em Curitiba
A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) deve comparecer à sessão ainda como candidata a prefeita de Ponta Grossa. Ela vai disputar o 2º turno com a atual prefeita, Elizabeth Schmidt (União). Já Marcelo Rangel (PSD), que ficou na terceira colocação na disputa na Princesa dos Campos, retorna à cadeira de deputado estadual.
Outros sete deputados estaduais que disputaram as eleições municipais retomam seus postos após serem derrotados na eleição deste domingo. O caso mais emblemático é o do Dr. Antenor (PT). De acordo com as pesquisas, o petista seria o mais votado em Guarapuava, porém, saiu derrotado após a desistência de Samuel Ribas de Abreu (União) em favor de Denilson Baitala (PL) — unificando assim o voto da direita. Dr. Antenor acabou perdendo a prefeitura por 61 votos de diferença — esta eleição era a grande aposta do PT no Paraná.
O deputado estadual Márcio Pacheco (PP) ficou em segundo lugar em Cascavel. Havia uma expectativa de que a cidade elegeria seu prefeito no segundo turno, mas Renato Silva (PL) obteve 56% da preferência dos eleitores.
Tercílio Turini (MDB), que disputou a prefeitura de Londrina, ficou em terceiro lugar. O médico, que disputou com Tiago Amaral – candidato apoiado por Ratinho Junior – retorna à Alep, dentro da base de apoio do governo.
Goura (PDT), que disputou o cargo de vice-prefeito na chapa de Luciano Ducci (PSB), também volta a ocupar o posto de deputado estadual. Ducci e Goura eram cotados para disputar o 2º turno com Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba, porém, a surpreendente virada de Cristina Graeml (PMB) na reta final da campanha mudou o cenário eleitoral na capital.
Consequentemente, os deputados que também disputaram a prefeitura curitibana, Ney Leprevost (União) e Maria Victória (PP) reassumem suas cadeiras no plenário da Assembleia na sessão de hoje.