Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Dentro da bancada paranaense na Câmara Federal, o deputado Vermelho (PL) encabeça a lista dos faltosos nas sessões plenárias ao longo do primeiro semestre de 2024. Foram cinco ausências sem justificativas e 42 presenças. Em seguida, vem Aliel Machado (PV) que compareceu 39 dias e se ausentou em oito, sendo que cinco faltas foram justificadas.
Os nomes deles aparecem nas primeira posições pelo fato de não terem feito a justificativa de algumas faltas, ou as explicações não atenderem aos critérios do Regimento Interno do Legislativo Federal. Diferentemente do deputado federal Padovani (União) que cabulou 18 sessões, mas como explicou, apresentando justificativas, para cada uma delas, não aparece entre os primeiros da lista. Além disso, não sofreu nenhum desconto na folha de pagamento — já que as justificativas foram aceitas.
Quando um deputado não manifesta os motivos pelos quais se ausentou, tem a falta descontada do valor bruto do salário — que hoje é de R$ 44 mil. Cada presença equivale a uma sessão plenária, momento em que os deputados discutem e votam projetos de lei.
Os dados dos faltosos foram divulgados primeiramente pelo Estadão, na quinta-feira (01). O jornal destacou que o deputado federal do Rio de Janeiro, Chiquinho Brazão (sem partido), só compareceu em 12 sessões e se ausentou por 33 vezes — não apresentando justificativa, até porque ele está preso preventivamente, acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), ocorrido em 2018.
Voltando aos representantes do Paraná, o terceiro mais faltoso é Pedro Lupion (PP) com três ausências não justificadas e quatro devidamente explicadas. Em seguida, aparece Carol Dartora (PT) que deixou de comparecer em oito sessões, mas justificou ausência em seis.
Outros três deputados registraram menos de 40 presenças neste semestre. Geraldo Mendes (União) compareceu em 33 das 47 sessões realizadas. Somente duas não foram abonadas. Filipe Barros (PL) esteve em 34 reuniões plenárias e justificou 13 faltas. Gleisi Hoffmann (PT) marcou o ponto em 37 e explicou as faltas em 10.
Dos 30 deputados que representam o Paraná em Brasília, somente três compareceram em todas as sessões. Sargento Fahur (PSD), Sérgio Souza (MDB) e Tadeu Veneri (PT) foram os mais assíduos, sem nenhuma falta.