Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O atual prefeito de Colombo e pré-candidato à reeleição, Helder Lazarotto (PSD), largou na frente na briga pela prefeitura da cidade. Os dados são da primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral, contratada pela Rádio Banda B, para a disputa no município feita pelo Instituto IRG.
Nos dois cenários estimulados, quando o entrevistador apresenta ao eleitor o nome dos pré-candidatos, e na espontânea, Helder ficou na frente da ex-prefeita Beti Pavin (MDB) — que deve ser a principal adversária no pleito.
Na primeira simulação, o prefeito aparece com 39,2%, contra 27,8% de Beti Pavin — ambos bem a frente dos demais pré-candidatos. Sergio Pinheiro apareceu na sondagem com 8,8% e Fernando Azevedo com 3,3%. No segundo cenário, só entre o prefeito e a ex, Helder foi lembrado por 44,3% dos eleitores de Colombo e Beti Pavin por 31,8%.
Na pesquisa espontânea, a distância entre eles diminui. Helder teve 16,2% enquanto a emedebista apareceu com 7,8%. O que chamou a atenção é o alto porcentual de eleitores que disseram, na espontânea, que ainda não sabem em quem vão votar. É um porcentual alto, mas perfeitamente normal a pouco mais de sete meses da eleição.
Ação da PF “não colou” — A liderança de Helder nos cenários pesquisados tranquiliza o bunker da campanha de reeleição que temia um desgaste maior na imagem do prefeito com a operação da Policia Federal — que cumpriu mandado de busca na casa do vice prefeito, Professor Alcione, que acabou sendo afastado por determinação judicial. A defesa de Helder busca anular esta operação dos federais.
É sabido porém, que este ação da PF será usada politicamente durante a campanha eleitoral.
Outro dado que chama a atenção é a rejeição dos pré-candidatos: Beti Pavin tem 29,2% de taxa de rejeição e o prefeito Helder apenas 10,3%. É um ponto que a ex-prefeita vai ter que trabalhar muito na eleição para tentar derreter este porcentual de rejeição. É mais uma mostra que o enrosco do vice-prefeito com a PF não “colou” junto ao eleitorado — pelo menos, ate agora não.
A aprovação da gestão de Helder é outro fator que ajuda a entender o desempenho dele na pesquisa. 68,5% dos colombenses entrevistados disseram aprovar a administração do prefeito. É um índice bem alto. Uma carta na manga que Helder vai lançar mão na campanha é o apoio do governador Ratinho — cuja aprovação do governo, segundo o IRG, é de 78,3%.
Metodologia: A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 30 de março com 600 pessoas que têm mais de 16 anos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%. Pesquisa registrada no TRE-PR sob o número PR-02105/2024.