A frase que liquidou Guto e Alvaro

Minutos antes de se dirigir ao palco do Expotrade para aclamação durante a convenção do PSD, o governador Ratinho Junior (PSD) colocou um ponto final na discussão sobre seu candidato ao Senado Federal. “Eu tenho um candidato pessoal que esta sendo construído que é o Paulo Martins”.

A frase também coloca um ponto final, liquida, as pretensões do senador Alvaro Dias (Podemos) e do deputado estadual Guto Silva (PP) de contar com o apoio de Ratinho na busca pela única vaga ao senado.

Paulo Martins passa a contar com o apoio público de Ratinho e do presidente da República Jair Bolsonaro. Torna-se um dos favoritos no pleito de outubro. Resta saber se Ratinho repetirá com Martins a estratégia bem sucedida de 2018 adotada com Oriovisto Guimarães que de desconhecido chegou ao tapete azul. A receita? Poltrona cativa no avião do governador, presença nos eventos pelos quatro cantos do Paraná e o tempo de televisão para usar a bel prazer.

É sabido, porém, que outros candidatos ao Senado estarão no entorno de Ratinho. É o caso do ex-juiz federal Sergio Moro, já que o União Brasil anunciou que estará na aliança do governador em busca da reeleição. Orlando Pessuti, do MDB, vive a mesma situação.

Até dia 5 de agosto, as coisas ainda podem mudar. Há desistências sendo pensadas e repensadas. Queda de braço de todos contra todos. Veremos nesta semana um verdadeiro vale tudo, cargo em banco, diretoria de empresa pública, acertos políticos indigestos… Pré-candidatos de hoje sairão dos holofotes para voltar num eventual segundo governo em postos estratégicos.

Convenção — Após saciar a curiosidade dos jornalistas, Ratinho se dirigiu ao palco. Tentou, na verdade, se dirigir. Muita gente, muitos comissionados, muitos pré-candidatos, muitas lideranças, muitas… muitos… a receita de toda convenção de quem comanda o Palácio Iguaçu cujo recado é: demonstrar força.

O PSD, durante a convenção, lançou 31 candidatos a deputados federais e 55 a estaduais e tem planos grandes. Para a Assembleia Legislativa a perspectiva é de construir a maior bancada, com aproximadamente 20 deputados estaduais. Ratinho confirmou ainda Darci Piana como vice-governador, embora na última semana emissários de partidos aliados tentaram puxar o tapete do vice.

Falando em aliados, Ratinho, sempre contando com o discreto João Carlos Ortega, já fechou com o Partido Progressistas (PP), o Movimento Democrático do Brasil (MDB), o Solidariedade e o Republicanos, além de outros apoios esperados até o fim do prazo para registro das candidaturas, que termina em 15 de agosto.

Compartilhe nas redes