Yared deixa secretaria de Paranaguá e assume cargo no governo

Christiane Yared não é mais secretária de Gabinete Institucional da Prefeitura de Paranaguá, no Litoral do Estado. A exoneração dela foi publicada no Diário Oficial do município de ontem (26). Numa rede social, o prefeito Marcelo Roque publicou um vídeo agradecendo o trabalho dela.

No mesmo dia, a ex-deputada federal foi nomeada para um cargo no governo do Estado, mais precisamente na secretaria da Casa Civil, comandada por João Carlos Ortega. Um novo decreto designou Yared para desempenhar suas atividades junto à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) do Paraná, chefiada por Ricardo Barros (PP).

O destino não é por acaso: Yared é filiada ao PP. Ao Blog Politicamente, Ricardo Barros disse que a convidou para assessorá-lo na Seic. Uma fonte parnanguara contou ao Blog Politicamente que a saída de Christiane Yared foi muito tranquila e que ela era uma aposta do prefeito Marcelo Roque para sucedê-lo na prefeitura, mas a pré-candidatura não vingou.

Histórico — Christiane Yared ingressou na vida política depois do trágico acidente de trânsito, ocorrido em 2009 em Curitiba, que resultou na morte de Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20. O primeiro era filho de Christiane.

A partir daí ela iniciou uma cruzada de justiça pela morte do filho. Filiada ao nanico PTN, ela decide disputar uma cadeira na Câmara Federal na eleição de 2014. Christiane Yared acabou sendo eleita com pouco mais de 200 mil votos — a campeã de votos naquele pleito no Paraná. Durante a campanha ela adotou o mote de “190km/h é crime” — numa alusão à velocidade que o carro dirigido pelo ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho estava no momento da colisão com o veículo que estavam Gilmar e Carlos Murilo.

Yared foi reeleita em 2018 como deputada federal com um total de 107 mil votos e dois anos depois disputou a prefeitura de Curitiba, obtendo 32.677 votos — ficando em 5º lugar na disputa pelo Palácio 29 de Março. Na eleição de 2022 ela tentou novamente à reeleição, mas não foi eleita, tendo recebido pouco mais de 31 mil votos.

Assim que concluiu o mandato na Câmara Federal, Christiane Yared foi nomeada pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, como secretária municipal de Gabinete Institucional — assumindo a pasta que era comandada por Amanda Roque, a primeira-dama da cidade.

 

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Compartilhe nas redes