X

Volta das sessões da Alep terá discursos de agradecimento e lamentos após as eleições

Foto: Orlando Kissner/Alep

Depois de um recesso branco, fora de época, instalado para que os deputados estaduais pudessem atuar em suas bases durante a campanha eleitoral, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retoma nesta segunda-feira (07) as sessões plenárias. Outro motivo que justificou a suspensão dos trabalhos foi a troca da iluminação do plenário.

Foto: Orlando Kissner/Alep

O retorno será marcado com discursos de deputados que obtiveram êxito nas urnas, como é o caso de Douglas Fabrício (Cidadania), eleito prefeito de Campo Mourão. Com a saída de Douglas da Alep, quem assume, a partir de fevereiro de 2025 é o Dr. Leônidas (Cidadania).

Outro deputado eleito para o cargo de prefeito é Marcel Micheletto (PL), que vai administrar Assis Chateaubriand a partir de janeiro. O seu lugar será ocupado pelo vereador de Londrina Jairo Tamura, eleito pelo PL, mas que agora é filiado ao União Brasil. Jairo chegou a ser cogitado para ser candidato a prefeito de Londrina, mas o seu partido optou em compor chapa de Tiago Amaral (PSD) que também é deputado estadual. Tiago vai disputar o 2º turno com a Professora Maria Tereza (PP).

  • Leia mais:

Mapa do Poder: PSD conquista 164 prefeituras do Paraná. PL ganha em 52 e PT em apenas 3

Derrotados nas urnas de Curitiba reagem ao resultado do 1º turno nas redes

Eduardo Pimentel e Cristina Graeml vão ao segundo turno das eleições em Curitiba

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) deve comparecer à sessão ainda como candidata a prefeita de Ponta Grossa. Ela vai disputar o 2º turno com a atual prefeita, Elizabeth Schmidt (União). Já Marcelo Rangel (PSD), que ficou na terceira colocação na disputa na Princesa dos Campos, retorna à cadeira de deputado estadual.

Os derrotados nas urnas

Outros sete deputados estaduais que disputaram as eleições municipais retomam seus postos após serem derrotados na eleição deste domingo. O caso mais emblemático é o do Dr. Antenor (PT). De acordo com as pesquisas, o petista seria o mais votado em Guarapuava, porém, saiu derrotado após a desistência de Samuel Ribas de Abreu (União) em favor de Denilson Baitala (PL) — unificando assim o voto da direita. Dr. Antenor acabou perdendo a prefeitura por 61 votos de diferença — esta eleição era a grande aposta do PT no Paraná.

O deputado estadual Márcio Pacheco (PP) ficou em segundo lugar em Cascavel. Havia uma expectativa de que a cidade elegeria seu prefeito no segundo turno, mas Renato Silva (PL) obteve 56% da preferência dos eleitores.

Tercílio Turini (MDB), que disputou a prefeitura de Londrina, ficou em terceiro lugar. O médico, que disputou com Tiago Amaral – candidato apoiado por Ratinho Junior – retorna à Alep, dentro da base de apoio do governo.

Goura (PDT), que disputou o cargo de vice-prefeito na chapa de Luciano Ducci (PSB), também volta a ocupar o posto de deputado estadual. Ducci e Goura eram cotados para disputar o 2º turno com Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba, porém, a surpreendente virada de Cristina Graeml (PMB) na reta final da campanha mudou o cenário eleitoral na capital.

Consequentemente, os deputados que também disputaram a prefeitura curitibana, Ney Leprevost (União) e Maria Victória (PP) reassumem suas cadeiras no plenário da Assembleia na sessão de hoje.

 

 

Regis Rieger:

Este website utiliza cookies