Atualizado às 19h19
O vice-prefeito e secretário de Educação do município de Colombo, Professor Alcione Luiz Giaretton, é um dos alvos da operação Liber, deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), que investiga a atuação de uma organização criminosa que atuaria em direcionamento de licitações e sobrepreço de livros infantis. Por determinação judicial, ele foi afastado das funções na prefeitura.
De acordo com uma fonte da Polícia Federal, na casa do vice-prefeito foi encontrado uma quantia de dinheiro em espécie — algo em torno de R$ 20 mil. Os policiais ainda apreenderam alguns exemplares de livros de autoria de Alcione. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 2 milhões em bens, entre veículos e imóveis.
A suspeita é de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais. Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Curitiba e em Colombo.
A operação foi batizada de Liber, que tem origem latina e significando livro, porque representa o meio pelo qual os agentes criminosos buscavam seu enriquecimento ilícito. Segundo a PF, os investigados utilizavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para desviar recursos públicos.
Outro lado — Em nota divulgada à imprensa, o vice-prefeito, Professor Alcione, considerou a operação da Policia Federal como uma fantasia orquestrada pela oposição e que a busca e apreensão foi frustrada porque não foi encontrado nada de ilegal na casa dele.
Já a prefeitura de Colombo informou que vai abrir um processo interno para apurar o caso.
View Comments (0)