Vereador quer revogar título de cidadão honorário de Gilmar Mendes

O vereador de Curitiba, Professor Euler (MDB), apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal que revoga o título de cidadão honorário de Curitiba ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O título foi concedido em 2002 por proposição do então vereador Ney Leprevost.

É mais uma das muitas repercussões  da polêmica entrevista concedida pelo decano a um programa de TV em que ele diz que “Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo”.

Apesar da retratação na rede social, oportunidade que Gilmar Mendes afirmou que jamais quis ofender o povo curitibano. “Não foi Curitiba o gérmen do facismo; foi a assim chamada “República de Curitiba” (Operação Lava-Jato e os juízes responsáveis por ela na capital paranaense)”, escreveu o ministro numa rede social.

A proposta do vereador Professor Euler deve ser votada na próxima semana na Câmara Municipal. Os parlamentares ainda devem apreciar outras duas iniciativas: o requerimento de ”Persona Non Grata” ao ministro Gilmar Mendes, proposta pelo vereador Rodrigo Reis (União Brasil) e a moção de Desagravo à Cidade de Curitiba, em repúdio às falas do ministro Gilmar Mendes no Programa “Roda Viva”, encabeçada pelo presidente Marcelo Fachinello (Podemos) e a vereadora Indiara Barbosa (Novo), mas assinada  por outros 17 parlamentares.

 

Compartilhe nas redes