Por Carol Nery
Atualizado às 17h30
O vereador José Odílio dos Santos (MDB), do município de Reserva, nos Campos Gerais, teve prisão preventiva decretada pela Justiça nas últimas horas e é procurado pela polícia do Paraná. O primeiro-secretário da Câmara Municipal de Reserva é suspeito de matar o sobrinho-neto Diórgenes Fernando Ferraz Lemes, por volta das 22h30, na última sexta-feira (5). O agricultor de 24 anos é neto da irmã do parlamentar.
Os parentes estavam no velório de um outro tio, quando teriam discutido sobre a dívida da compra de um trator, quando deu início a uma discussão. Por fim, o vereador teria acertado três tiros de arma de fogo contra a cabeça de Diógenes, que morreu no local. José Odílio teria, então, fugido junto com o irmão, Valdereis Sebastião Fernandes dos Santos, que também teve mandado de prisão preventiva decretado.
Após tomar conhecimento dos fatos, a Câmara Municipal de Reserva emitiu um comunicado. Nele, a Casa afirma que tomará as medidas administrativas cabíveis assim que tiver mais esclarecimentos por parte das autoridades policiais. Leia abaixo a nota na íntegra:
“A Câmara Municipal de Reserva – PR vem a público comunicar, com profundo pesar, um trágico acontecimento envolvendo um de nossos vereadores. Na data de 05 de julho, supostamente, o vereador JOSÉ ODÍLIO DOS SANTOS envolveu-se no homicídio de seu sobrinho, DIORGENES FERNANDO FERRAZ LEMES.
Diante da gravidade da situação, tão logo tenhamos maiores esclarecimentos das autoridades policiais tomaremos as medidas administrativas cabíveis ao fato.
Além disso a Câmara Municipal reitera seu compromisso com a transparência e a prestação de contas à população. Assim, informaremos periodicamente sobre o andamento dos futuros e eventuais procedimentos administrativos e legais em curso.
De mesma forma nos colocamos a disposição do Ministério Público e autoridades policiais.
Também prestamos nossas sinceras condolências à família da vítima e oferecemos suporte psicológico e assistencial, dentro das possibilidades do Poder.
A Câmara Municipal de Reserva – PR lamenta profundamente este acontecimento e reafirma seu compromisso com a justiça, a ética e a ordem pública. Continuaremos a trabalhar para que todos os fatos sejam esclarecidos e as medidas cabíveis sejam tomadas com a máxima seriedade e responsabilidade.
Atenciosamente,
VEREADOR CARLOS JJG
Presidente da Câmara Municipal de Reserva – PR”
Em resposta ao Blog Politicamente, na tarde desta segunda, o deputado estadual Anibelli Neto, presidente do MDB no Paraná, informou que o partido se solidariza com a família enlutada do vereador e manifestou pesar. Além disso, informou sobre a expectativa de investigação sobre os fatos que envolvem José Odílio, com a possibilidade de instauração de processo ético. Confira abaixo a nota do MDB estadual na íntegra:
“Tomamos conhecimento pela mídia estadual de que o Vereador pelo 3º mandato parlamentar, Sr. José Odílio dos Santos, eleito pelo PSD e atualmente filiado ao MDB do Município de Reserva e atual ocupante do cargo de 1º secretário da Mesa Executiva, está sendo acusado do cometimento de um crime contra um familiar e está sendo considerado foragido pela justiça.
A legenda em Reserva está sob a presidência do Sr. Augustinho Parteka, e de acordo com as normativas partidárias seguirá os trâmites dispostos em seu estatuto e respectivo Código de Ética e Disciplina, devendo ser oportunizado o direito constitucional ao contraditório e ampla defesa.
Solidarizamo-nos com a família enlutada com nossa manifestação de pesar; e na esteira do contido no Regimento Interno da Câmara Municipal e Lei Orgânica de Reserva que dispõe que a perda do mandato de Vereadores se dá por decisão da Câmara por deliberação de dois terços de seus membros, mediante iniciativa da Mesa Executiva, o partido estará nesta expectativa e também pronto para a tomada das medidas legais cabíveis, para a convocação do Conselho de Ética para avaliação das providências após instauração de processo ético e ouvida de depoimento pessoal e eventuais testemunhas.
Sempre ressaltando que o MDB é o maior partido do Estado do Paraná em número de filiados, e não compete a direção estadual ou local da legenda a fiscalização sobre atos de conduta pessoal dos cidadãos nas esferas civis e penais, cabendo à Justiça as medidas legais nesses casos; e aos respectivos diretórios compete a fiscalização acerca do cumprimento dos compromissos na esfera política e no âmbito da administração pública”.
Vereador suspeito de homicídio está no terceiro mandato
O vereador José Odílio é popularmente conhecido como Zé Odílio. Ele ocupa o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora de Reserva. O município de 24,5 mil habitantes, conforme o IBGE, tem um total de 11 vereadores. O parlamentar está em sua terceira gestão como vereador. Entre 2019 e 2020, ele presidiu o Legislativo.
O Blog Politicamente entrou em contato com o presidente do MDB, deputado estadual Anibelli Neto, e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestação do partido.
View Comments (0)