X
    Categories: Curitiba

Vereador convoca manifestação contra cassação

Foto: Arquivo/Câmara de Curitiba

O vereador de Curitiba Renato Freitas (PT) está convocando uma manifestação às 10h desta quinta-feira (19) na frente da Câmara Municipal.

O chamamento acontece pelas redes sociais. “Vamos mais uma vez para frente da Câmara dizer que o Renato Fica e que o racismo é que deve sair. Cassação e perda dos direitos políticos por 10 anos é uma afronta à democracia”, escreveu o parlamentar.

Está marcada para esta quinta às 8h a sessão da Comissão de Contituição e Justiça (CCJ) que irá analisar o recurso protocolado pela defesa do vereador. O Blog Politicamente teve acesso à íntegra da defesa e mostrou os argumentos que o advogado Guilherme Gonçalves apresentou para tentar sensibilizar os membros da comissão.

Como o presidente e o vice da CCJ, Osias Moraes (Republicanos) e Pier Petruzziello (PP), respectivamente, são autores de representações contra Renato Freitas, caberá ao vereador Mauro Ignácio (União) presidir a sessão. Diante da nova formatação, o vereador Marcelo Fachinello (PSC) foi designado relator do recurso.

Às 13h está marcada uma sessão extraordinária para julgar a cassação do mandato do petista. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, na semana passada, se manifestou, por maioria, favorável ao parecer do vereador Sidnei Tolado (Patriota) pela cassação do mandato de Renato Freitas.

Caso 20 dos 38 vereadores votarem pela cassação, o petista perderá o mandato. Logo, para não ser cassado, o petista terá que contar com o apoio dos pares e não alcançar a maioria absoluta (os 20 votos) para que o caso seja arquivado.

Renato Freitas é acusado de quebra de decoro parlamentar porque participou, em fevereiro, de um ato antirracista na Igreja do Rosário, no Centro de Curitiba, que terminou com a invasão dos manifestantes.

 

Redação Redação:

Este website utiliza cookies