Alep
Alep

Vem aí mais mudanças no time de secretários de Ratinho Junior

Ratinho iniciou as conversas para promover mais algumas mexidas pontuais no 1º escalão: Detran e Secretaria da Justiça são os primeiros focos de mudança

Menos de dois meses depois de fazer uma mini-reforma no secretariado, quando abrigou ex-prefeitos no Palácio Iguaçu, o governador Ratinho Junior vê agora a necessidade de promover mudanças pontuais no time do 1º escalão do governo.

Uma boa fonte do Blog Politicamente, com excelente trânsito no 3º andar do Palácio Iguaçu, conta o governador iniciou as conversas para mexer na equipe. No início da tarde desta terça-feira (13), foi a vez de Santin Roveda (União Brasil), secretário da Justiça e Cidadania, ser chamado para uma reunião à portas fechadas.

Roveda teria sido convidado para assumir o Detran do Paraná — no lugar de Adriano Furtado. A informação já chegou no bairro Tarumã, onde fica a sede da autarquia, e foi motivo de conversa entre os diretores. Furtado, por sua vez, deve assumir outra função no governo do Estado.

Para a secretaria de Justiça, Ratinho pensa em nomear Valdemar Bernardo Jorge — para atender ao compromisso firmado em 2024, quando o Novo declarou apoio à candidatura de Eduardo Pimentel. Ficou acertado que Valdemar Jorge, que vai disputar uma cadeira de deputado estadual pelo Novo na eleição de 2026, seria abrigado no governo.

E olha que Valdemar foi convidado para assumir a presidência da Fomento Paraná, mas a indicação bateu na trave no Banco Central por conta da Lei das Estatais — já que ele não cumpriu a quarentena depois de deixar o comando do Republicanos.

Na mais recente mini-reforma, o convite foi para comandar o Detran, mas ele, educadamente, declinou. O terceiro convite, visto com bastante entusiasmo, é para assumir a pasta da Justiça.

Além da relação pessoal com Valdemar, esta insistência de Ratinho pode ter relação direta na solidificação da aliança com o Novo — que no plano nacional tem o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como presidenciável.

Tudo parece muito bem encaminhado para a mudança, mas ainda depende de uma reunião com Felipe Francischini — deputado federal que preside o União Brasil no Paraná. O Detran era uma demanda antiga do partido, quando Antonio Rueda era o número 2 do partido no cenário nacional. A menos de um ano do prazo de desincompatibilização, a legenda não enxerga o Detran com a mesma prioridade — apesar do orçamento bilionário.

Um dos entraves é o loteamento das mais de 100 Ciretran`s (Circunscrições Regionais de Trânsito) espalhadas por todo o Estado — muitas delas indicadas por deputados estaduais, que, a pouco mais de um ano para a eleição de 2026, não vão querer mudanças na estrutura política.

Ainda segundo a fonte, outras mudanças estão sendo cogitadas por Ratinho Junior — algumas delas, em pastas estratégicas do governo, que ninguém, até então, imaginava que poderia haver mudanças. Mas fato é que o governador vem amadurecendo algumas mexidas em locais e aliados nevrálgicos. Mesmo assim, a máxima será mantida: ninguém vai ficar a pé. Reacomodações estão sendo estudadas para causar o menos transtorno e trauma possível.