Uso de imagem em campanha de Umuarama “irrita” Ratinho

Por Carol Nery

O uso da imagem de Ratinho Junior na campanha eleitoral do candidato à prefeitura de Umuarama, Hermes Pimentel (PP), pode acabar com uma ação na Justiça Eleitoral. O primeiro recado da insatisfação com o uso indevido já foi dado por meio de uma notificação extrajudicial. Espera-se agora um recuo na estratégia do Progressista, que é o atual vice-prefeito, de tentar colar a imagem dele à de Ratinho. Antes mesmo do início da campanha eleitoral, o governador emitiu um comunicado se posicionando pela neutralidade na corrida eleitoral em Umuarama.

Mas, apesar do comunicado público, o Blog Politicamente comprovou, através das redes sociais de Hermes Pimentel, que ele mantém o material de campanha vinculando a imagem de Ratinho. Nas redes, o candidato do PP exibe também o apoio declarado dos secretários de estado Márcio Nunes (Turismo), de Ricardo Barros (Indústria e Comércio) e um vídeo do ex-secretário da Saúde, Beto Preto (PSD) — além dos deputados estaduais Do Carmo (União Brasil), Adriano José (PP) e dos federais Luísa Canziani (PSD) e Dilceu Sperafico (PP).

 

Umuarama: uso de imagem de Ratinho Jr em campanha de Pimentel irrita governador
Ratinho aparece na foto de capa de Hermes Pimentel, no Facebook (Foto: Reprodução/Redes Sociais. Arte/Blog Politicamente)

 

No último dia 20 de agosto, mesmo dia da publicação da foto de Hermes Pimentel com as autoridades estaduais no lançamento da campanha, advogados de Ratinho Junior emitiram uma notificação extrajudicial endereçada a Pimentel, assim como à vice Ana Novais (União) e à coligação Umuarama Para Todos, composta pelo PP, União, Avante, Podemos, PSB, PSD, PRD, NOVO e MDB. Nela, Ratinho lembrou o posicionamento de neutralidade anteriormente informado e que repercutiu na imprensa local na ocasião.

“Da mesma forma, de forma transparente e cristalina para com todo o eleitorado paranaense, em especial aos eleitores da cidade de Umuarama, o Notificante esclareceu que manterá posição de neutralidade no pleito de 2024, tendo destacado que em sua percepção a população da cidade saberá escolher o próximo prefeito com serenidade”, diz o comunicado à qual o Blog Politicamente teve acesso.

“Atitude traz prejuízos concretos”, diz notificação de Ratinho

A representação de Ratinho alega na notificação que a atitude “traz prejuízos concretos ao notificante, vez que aponta apoiamento inexistente, contrariando decisões pessoais e partidárias, com nítido cunho eleitoreiro e em detrimento à imagem, honra e bom nome do Notificante”.

Por isso, Ratinho pediu, como diz a notificação extrajudicial, para que Hermes Pimentel, bem como seu grupo político, se abstenha “de fazer alusão a um suposto apoio da pessoa do Notificante em vosso favor no pleito de 2024”. Além disso, a “não produzir e destruir, qualquer material impresso que contemple o nome e imagem do Notificante”, diz um trecho da notificação.

Trecho do vídeo de convite para adesivaço de Hermes Pimentel em Umuarama (Reprodução/Facebook).

O governador pede ainda que “deletem de todas as redes sociais quaisquer postagens que façam menção ao suposto apoio do Notificante, por não serem fidedignas, no prazo máximo e improrrogável de 24 horas, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais reparatórias que se façam necessárias”.

Candidato de Umuarama mantém publicações nas redes sociais

Como a notificação é extrajudicial, o candidato não tem obrigação legal de retirar do ar os conteúdos que fazem alusão a um apoio de Ratinho. E foi o que aconteceu. O Blog Politicamente verificou, nesta quarta-feira (28), que pelo menos duas redes sociais de Hermes Pimentel mantêm as menções ao governador. As postagens trazem a foto de Ratinho em materiais de campanha, como adesivos para carros e também na foto de capa do Facebook (imagem abaixo), esta publicada no dia 27 de julho.

Apesar do prazo sugerido pelos advogados de Ratinho na notificação extrajudicial, o BP não localizou qualquer registro de ação contra Hermes Pimentel na Justiça Eleitoral. Segundo uma boa fonte do Blog, o próprio Ratinho teria optado por não tomar mais nenhuma providência, ao menos por enquanto, para evitar mais fagulhas do ponto de vista político. Contudo, o governador não descarta tomar medidas judiciais futuramente.

Imagem de capa do perfil de Hermes Pimentel no Facebook, postada em 27 de julho (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Coincidência ou não, dois dias depois que Hermes Pimentel atualizou a capa do Facebook com a imagem de Ratinho, a Secretaria de Comunicação emitiu o posicionamento oficial à imprensa informando a neutralidade nesta campanha municipal de Umuarama. Nele, o governador afirmava que “não vai interferir na eleição de Umuarama por entender que a população da cidade saberá escolher o próximo prefeito com serenidade”.

Ao optar pela neutralidade, o governador cita que teve a intenção de demonstrar coerência, “uma vez que os dois grupos que disputam o pleito o apoiaram nas eleição estadual de 2022”.

Comunicado da Secom, em 29 de julho de 2024, à respeito das eleições em Umuarama (Foto: Reprodução)

 

Pouco mais de duas semanas depois, em 16 de agosto, Pimentel convidou os eleitores para um adesivaço, com materiais de campanha que exploram a imagem de Ratinho, como mostra o trecho do vídeo acima, postado nas redes. Para chamar a população, ele usou os dizeres “Umuarama Unida e em paz com o Ratinho Jr e Ana Novais”.

Da mesma forma, Pimentel convocou os seguidores para lançamento da campanha, em 18 de agosto, por meio de um vídeo que em determinado momento mostra a imagem de Ratinho junto com Pimentel e Ana Novais.

O que diz o candidato de Umuarama

O Blog Politicamente entrou em contato com o candidato a prefeito Hermes Pimentel, de Umuarama, e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe nas redes