Vereadora boa de briga, Ana Novais (União Brasil) promete dar trabalho aos candidatos do PP de Ricardo Barros e do PSD do governador Ratinho Junior na eleição de outubro na cidade de Umuarama.
Fato novo das eleições de 2024 em Umuarama, uma das cidades polo do Noroeste do estado, Ana Novais esta cercada de candidatos de grupos poderosos.
Na cidade, uma guerra surda de bastidores é travada pelo “time” de Ratinho, na figura do engenheiro agrônomo Antônio Favaro — mas o comando local exercido pelo habilidoso deputado-secretário Márcio Nunes.
Do outro lado da trincheira, está o grupo de Ricardo Barros, que juntamente com o deputado federal Tião Medeiros querem manter Hermes Pimentel no comando da prefeitura local. Hermes Pimentel é vice de Celso Pozzobon, que chegou a ser afastado pela Justiça em função de operações do Gaeco suspeito de envolvimento em casos de corrupção no município.
No meio desta briga de poderosos, está a professora Ana Novais que em 2020 foi a vereadora mais votada de Umuarama com 2.373 votos. Ela agora espera colher os frutos se posicionando como alternativa aos grupos políticos.
Quem ainda está na espreita são dois políticos tradicionais da cidade, que já ensaiaram pré-candidaturas mas não avançaram: o empresário ex-deputado Fernando Scanavaca e o ex-prefeito Moacir Silva, o Preguinho.