Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) ao Podemos. O julgamento foi finalizado na última quinta-feira (15).
Na prática, a decisão autoriza a soma dos votos válidos dos dois partidos nas últimas eleições para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário referentes a 2023 e para o acesso gratuito ao rádio e à televisão. A decisão permite ainda o desbloqueio de eventuais acréscimos de recursos do fundo partidário.
Em março deste ano, os ministros do TSE referendaram uma liminar concedida no início deste ano pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio de recursos do Fundo Partidário até que fosse julgada a incorporação do PSC pelo Podemos.
Reflexo no Paraná — Na Assembleia Legislativa, esta incorporação PSC-Podemos não surtirá efeito, já que ninguém do PSC conseguiu se eleger em 2022 — assim como não há representante na Câmara dos Deputados. Já na Câmara Municipal de Curitiba, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Marcelo Fachinello, foi eleito pelo PSC em 2020 e agora vai migrar para o Podemos.
O Blog Politicamente apurou que Fachinello deve ocupar um cargo no diretório municipal do Podemos.
Londrina — Em outras cidades do Paraná, a incorporação tem um peso maior, como em Londrina, onde os vereadores Giovani Mattos e Santão passam agora a engordar os quadros no Podemos da cidade. A bancada passará agora de um para três vereadores do Podemos.
Curitiba — O presidente do Podemos do Paraná, Gustavo Castro, avaliou como positiva a incorporação. “Confirma a expectativa de crescimento do Podemos em todos os estados do Brasil, o partido que agora passa a contar com 18 deputados Federais e 6 senadores da República. No Paraná não é diferente, pois dezenas de vereadores, vices prefeitos e prefeitos passam a fazer parte dos quadros do Podemos”, disse, citando Fachinello como exemplo, confirmando a informação que o mais novo vereador do Podemos vai fazer parte do diretório de Curitiba.
“O atual presidente da Câmara de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello, eleito pelo PSC, passa a fazer parte do Podemos assumindo posição de destaque tanto na composição do partido na capital como também na organização do partido em nível estadual”, comentou Castro. Ao Blog Politicamente ele confirmou que existe um compromisso para que o deputado Denian Couto assuma a presidência do Podemos de Curitiba.
Deltan — Quem também deve indicar aliados no comando do partido em Curitiba é o ex-deputado federal Deltan Dallagnol e o atual deputado estadual Fábio Oliveira. “Tanto o deputado Deltan Dallagnol como o deputado Fábio Oliveira participam ativamente da construção de uma executiva plural e focada na eleição da maior bancada de vereadores da capital”, comentou Castro.
Mulher — Com relação ao Podemos Mulher, o comando deve ficar com Mônica Braga Côrtes que fez pouco mais de 2 mil votos na eleição de 2020 para a Câmara de Curitiba.