Três desembargadores se inscreveram para disputar a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A eleição acontece em novembro e todos os 130 magistrados têm direito a voto.
Vão disputar o comando do Poder Judiciário os desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen, Gilberto Ferreira e Luiz Osório Panza — atual primeiro vice-presidente do tribunal.
Em agosto, o Blog Politicamente já mostrava que os três poderiam se candidatar à presidência do TJ — agora confirmada com a inscrição.
A tendência, citam fontes do tribunal ouvidas pelo Blog, é de uma eleição bastante apertada. E a previsão é de uma eleição de dois turnos.
Dentro do TJ paranaense a divisão de forças está posta. Gilberto Ferreira deve receber o apoio do ex-presidente da Corte, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.
Panza vai contar com o apoio de um grupo de magistrados oriundos do prédio da Mauá. E Keppen busca votos do grupo que elegeu o atual comando do TJ.
A aposta é de um 2° turno entre Luiz Fernando Tomasi Keppen e Luiz Osório Panza. E os votos de Gilberto Ferreira, diz um desembargador, deve migrar para Keppen.
Demais cargos — Para a 1° vice-presidência estão na disputa os desembargadores Lauri Caetano da Silva, Robson Marques Cury e as magistradas Ana Lúcia Lourenço e Joeci Machado Camargo. A Corregedoria-Geral será disputa entre Fábio Haick Dalla Vecchia e Hamilton Mussi Corrêa.