TRE julga ação que questiona mudança do domicilio eleitoral de Rosangela Moro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná julga nesta quarta-feira (26) a ação do PT que questiona a transferência do domicílio eleitoral de Rosangela Moro (União Brasil) do Estado de São Paulo para o Paraná. A sessão começa às 14h.

O PT sustenta que ela foi eleita por São Paulo e, portanto, estaria vinculada ao domicílio da capital paulista, não podendo alterá-lo enquanto exerce o mandato como deputada eleita do estado vizinho. Rosangela se elegeu pelo estado de São Paulo, com pouco mais de 217 mil votos. O caso chegou ao TRE depois que a Justiça Eleitoral, em 1º grau, deferiu o pedido de transferência do domicílio eleitoral.

O relator deste processo é o juiz eleitoral Guilherme Denz. O Blog Politicamente conversou com especialistas, alguns deles inclusive vinculados ao próprio PT, e eles estão descrentes quanto ao sucesso dessa medida judicial. A tendência é que o TRE valide a mudança do domicilio eleitoral de Rosangela Moro.

Ela transferiu o domicilio eleitoral em março deste ano, dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. A justificativa oficial era que a mudança iria facilitar a questão logística, já que o marido, Sergio Moro, e os filhos moram em Curitiba.

Mas nos bastidores da política, a transferência provocou burburinhos com a possibilidade de que ela poderia disputar um cargo eletivo pelo Paraná. Na época, como Sergio Moro enfrentava um processo no TRE, comentava-se que Rosangela poderia ser uma opção ao Senado Federal caso ele fosse cassado, o que acabou não acontecendo.

Embora o União Brasil tenha o deputado estadual Ney Leprevost como pré-candidato a prefeito de Curitiba, o partido poderá ter Rosangela Moro como uma segunda opção — caso o TRE mantenha o domicílio eleitoral dela no Paraná.

Como Ney vem sofrendo ofensivas do Palácio Iguaçu para deixar a disputa pela capital — a mais recente oferta foi a poderosa 1ª secretaria da Assembleia Legislativa, o União Brasil pode ter em Rosangela Moro um plano B.

 

Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe nas redes