TRE joga água no chope de Helder em Colombo e mantém PRTB com Beti

Por Kartlos Kohlbach

O planejamento dos estrategistas do prefeito da cidade de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), naufragou. A intenção era tirar o PRTB do arco de aliança de Beti Pavin (MDB) — sua principal adversária na corrida eleitoral. Mais que isso. Caso a ideia prosperasse, Helder tiraria também o empresário Plínio Schmidt da vice da emedebista. Talvez fosse este o principal foco da estratégia.

TRE joga água no chope de Helder em Colombo e mantém PRTB com Beti
Beti Pavin e Plínio Schmidt (Foto: Divulgação)

 

O plano estava prosperando. Do dia para a noite, o diretório municipal do PRTB foi dissolvido. Apesar do mandato de Carlos Augusto Kuckel estar vigente até 30 de dezembro de 2024, no último dia 23 ele foi retirado do comando do partido em Colombo. No dia seguinte, foi nomeado foi Cezar Bueno de Jesus, que esta filiado no PL e é o chefe de gabinete de Helder Lazarotto. A digital do prefeito também aparece na indicação de Bianca Maria Dias para a composição do partido — ela que é assessoria do gabinete de Helder.

A equipe jurídica de Beti Pavin, comandada pelo advogado Guilherme Gonçalves, reagiu e a estratégia do time de Helder Lazarotto foi fulminada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. “Embora o órgão superior do partido possa destituir órgãos partidários subordinados, isso não pode ocorrer de modo discricionário e unilateral, sobretudo às vésperas do pleito”, argumentou o advogado.

O desembargador Eleitoral Anderson Fogaça acatou a tese da defesa de Beti Pavin e restabeleceu a comissão provisória do PRTB de Colombo presidida por Carlos Augusto Kuckel, até o julgamento definitivo da ação. E determinou a comunicação imediata ao diretório estadual do PRTB para que “adote as providências necessárias para restabelecer a comissão provisória destituída no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias – SGIP, no prazo de dois dias, sob pena de multa diária que fixo em R$ 20 mil”.

Fogaça entendeu que “essa dissolução da comissão provisória, pelo menos diante do que a prova pré-constituída permite analisar, revela a ausência de elementos que denotem a garantia do contraditório e da ampla defesa ao órgão partidário atingido”.

Mantido o PRTB com Beti Pavin, o empresário Plínio Schmidt está confirmado como vice na chapa do MDB que vai enfrentar o prefeito Helder nas urnas.

Beti Pavin, que tem 66 anos, vai tentar assumir pela terceira vez a prefeitura da cidade de Colombo. Ela foi a primeira vereadora e prefeita mulher da cidade.

 

Compartilhe nas redes