O desembargador eleitoral Luiz Osório Moraes Panza, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), determinou que o PSDB do pré-candidato a prefeito de Curitiba, Beto Richa, interrompa imediatamente a veiculação da propaganda partidária em que cita o governador Ratinho Junior.
O pedido para que o comercial fosse retirado do ar foi feito pelo PRD. “Aduz que o objetivo de tais veiculações é ‘criar estado de confusão mental, levando a crer que Ratinho Júnior está vinculado ao PSDB e à pessoa de seu presidente estadual, Carlos Alberto Richa’ e, consequentemente, angariar apoio político a este último”, diz um trecho da ação.
Em outra parte da petição, diz que o enfoque do filme do PSDB de Beto Richa, veiculada na última segunda-feira, é a pessoa e imagem do atual Governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior)” — o que é vedado pela legislação eleitoral.
O PRD alerta o TRE que o partido de Richa realizará nesta quarta-feira (19) nova veiculação de propaganda negativa e individualizada a pessoas que não são filiadas ao PSDB, mas sim a agremiações partidárias diversas.
O magistrado citou na decisão que “das imagens e links trazidos pelo representante (PRD) é possível observar a utilização da imagem de pessoas que sabidamente não se encontram filiadas ao PSDB, bem como a total ausência de qualquer promoção do programa partidário, incentivo a filiações partidárias ou a participação política. Demais disso, a propaganda deixa evidente a promoção pessoal do presidente da agremiação Carlos Alberto Richa, desvirtuando o objetivo da propaganda partidária”.
Por fim, o vice-presidente do TRE defere o pedido do PRD, para interromper imediatamente a veiculação da propaganda do PSDB ese abstenha de veicular, nas inserções remanescentes, o referido comercial sob pena de multa de R$ 10 mil por veiculação.
O que diz a pré-campanha de Beto — O Blog Politicamente procurou o departamento jurídico da pré-campanha de Beto Richa, mas não conseguiu contato. Uma pessoa do bunker do tucano disse que o comercial veiculado não ataca o governador Ratinho Junior e estranhou um partido, que não o PSD, sair em defesa do governador do Estado.
A propósito, adianta a fonte, o comercial que será exibido na noite desta quarta-feira, em rádio e televisão, não faz qualquer menção ao governador Ratinho Junior, mas sim ao PT. E que a intenção do marketing da campanha tucana é colocar Beto Richa como o candidato anti-PT.
A propaganda vai relembrar que em 2002 Lula foi eleito presidente da República e nos anos seguintes, com prestígio em alta, conseguiu eleger prefeitos e governadores em todos os estados da federação — com exceção de Curitiba, onde Beto Richa derrotou o PT nas urnas em 2004, 2008, 2010 e 2014, sendo que nas últimas três eleições com vitórias em primeiro turno, confrontando pesos pesados como Gleisi Hoffmann, Osmar Dias e Roberto Requião.
View Comments (0)