O Tribunal Pleno, que reúne todos os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná, escolheu três mulheres advogadas para disputar uma vaga de desembargador.
A lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi formada na sessão de ontem. A seccional paranaense enviou ao TJ uma lista com o nome de seis advogados escolhidos pela instituição.
Dos seis, os desembargadores do TJ reduziram para três candidatas. Ana Cláudia Finger foi a mais votada, obteve 100 votos. Luciana Carneiro de Lara teve 83 e Renata Ceschin Melfi de Macedo, 69.
A lista tríplice agora será encaminhada pelo TJ paranaense ao governador Ratinho Junior para que ele escolha quem será a próxima desembargadora.
A vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia é decorrente da aposentadoria da desembargadora Rosana Girardi Fachin.
Representatividade — A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, acompanhou a votação no plenário do TJ e, depois de parabenizar as três eleitas, destacou a questão da representatividade feminina. “Além do fato de a vaga em questão ter sido ocupada brilhantemente por uma mulher, o número de desembargadoras ainda é inferior ao dos homens. A ampliação do quadro feminino representa uma maior perspectiva de inclusão, até mesmo em prol de julgamentos com perspectiva de gênero”, destacou Marilena.