No próximo dia 23 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolhe dois novos ministros que vão compor a Corte. As vagas foram abertas pela aposentadoria do ministro Jorge Mussi e pelo falecimento do ministro Paulo Tarso Sanseverino. As duas cadeiras são destinadas para desembargadores dos Tribunais de Justiça de todo o país.
A disputa está acirrada: 59 desembargadores estão concorrendo às duas vagas, dentre eles, 10 são do Paraná. O governador Ratinho Junior declarou apoio a um deles.
Ratinho assinou uma carta de apoio a indicação do desembargador José Laurindo de Souza Netto para a vaga de ministro do STJ. Zé Laurindo, que já foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, já conta com outros apoios importantes, como do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, da Assembleia Legislativa e de outras entidades representativas do Estado. Algumas fontes do Poder Judiciário indicam que Zé Laurindo seria o candidato do Paraná com mais viabilidade para chegar ao STJ.
No dia 23 de agosto, o Pleno do STJ vai escolher os desembargadores que irão compor uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente Lula que vai indicar dois nomes. Eles serão encaminhados ao Senado Federal para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a CCJ do Senado. Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministro do STJ.