Por Carol Nery
A sessão deliberativa do Senado desta terça-feira (20) começou com um minuto de silêncio em homenagem à primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone. A esposa do prefeito Rafael Greca morreu nesta terça, aos 79 anos, na capital paranaense. Com câncer, ela estava internada desde o início de agosto.
O velório de Margarita iniciou às 10h desta quarta-feira (21), no Memorial de Curitiba. O sepultamento será à tarde, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, após uma missa no mesmo local, prevista para 15h.
A notícia da morte de Margarita chegou à sessão por meio do senador Oriovisto Guimarães (Podemos), que lamentou. “Ela foi uma personalidade marcante e inspiradora, não só para Curitiba, mas para todo o estado do Paraná. Foi pioneira em várias áreas, principalmente na área social e cultural. Eu não posso deixar de registrar aqui a minha solidariedade ao prefeito Rafael Greca, a todos os seus familiares e, em especial, a todos os amigos que, como eu, estamos enlutados por essa perda enorme para a cidade de Curitiba”.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também anunciou seu voto de pesar. “Gostaria, em nome do Senado Federal, e em meu nome pessoal, de manifestar o nosso pesar pelo falecimento da Dona Margarita, que conheci, primeira-dama de Curitiba, esposa do nosso querido Rafael Greca, a quem desejo muita força, muita resignação, em face dessa notícia muito triste”, disse.
O senador lembrou a forma carinhosa como Greca sempre se referiu à primeira-dama. “Uma pessoa de muito bom trato, muito educada. E não havia um momento em que o prefeito Rafael Greca não fizesse referência a ela. Uma devoção grande, uma demonstração de grande amor pela Dona Margarita”.
Por fim, Pacheco acolheu à sugestão do senador Marcos Rogério (RO) de um minuto de silêncio pela morte de Margarita Sansone.
Assista ao vídeo da homenagem do Senado para Margarita Sansone
Leia também:
Morre primeira-dama de Curitiba, aos 79 anos
“Coração dilacerado”, diz Rafael Greca sobre morte da primeira-dama
Candidatos à prefeitura de Curitiba lamentam morte de primeira-dama
Autoridades homenageiam Margarita Sansone. Alep e Câmara decretam luto; confira