Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Faltando 25 dias para as eleições de 2 de outubro, o mundo político está em polvorosa: quase 70% dos paranaenses entrevistados pelo instituto Paraná Pesquisas não sabem em quem votar para Senador.
Na pesquisa espontânea, 11% já escolheram Alvaro Dias, do Podemos, e 9% Sérgio Moro (União Brasil). Empate técnico, segundo a margem de erro do instituto. Paulo Martins, que tem Ratinho e o Capitão Jair Bolsonaro como padrinhos políticos, ainda não decolou.
Um analista político com grande experiência em eleições majoritárias avalia como muito baixo o índice de 11% de Alvaro Dias, que é senador há 3 mandatos consecutivos.
O número dos indecisos para governador é bem menor. O governador Ratinho Junior já contabiliza o chamado “3 por 1” sobre Roberto Requião.
A pesquisa espontânea, segundo especialistas ouvidos pelo Blog Politicamente, é a que mais tem valor nessa etapa da corrida eleitoral, a partir do momento que o eleitor começa a avaliar candidaturas e definir seu voto.
O mesmo ocorre com as escolhas para as vagas de deputado federal e deputado estadual. Geralmente as últimas escolhas do eleitor.
“A campanha do Senado mostra polarização entre Álvaro Dias e Sérgio Moro. Muito difícil para outros candidatos desbancarem esses dois players”, comentou o dono de um instituto que pediu anonimato pois tem contratos com o Palácio Iguaçu e vários clientes na Assembleia Legislativa.
Metodologia — A pesquisa foi feita por meio de 1.410 entrevistas pessoais em 62 municípios do Paraná e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PR09990/2022.