X
    Categories: Paraná

Samek quer colocar genro na Itaipu e cobra fatura de Lula

Foto: Reprodução Redes Sociais

Até as pedras do Centro Cívico sabem que Jorge Samek só topou ser candidato a vice na chapa encabeçada por Roberto Requião ao governo do Estado na eleição de 2022 para atender, única e exclusivamente, ao pedido de Luiz Inácio Lula da Silva.

Passados cinco meses da eleição, Samek teria ido agora ao presidente Lula cobrar a fatura. Samek, que foi presidente da Itaipu, quer emplacar o genro, o advogado Carlos Eduardo Makoul Gasperin, na diretoria financeira da binacional.

Mas o cargo está sendo prometido para Pedro Guerra — ex-deputado federal do PSD e filho de Alceni Guerra. Um dos padrinhos que abençoou a ida de Guerra para a Itaipu é ninguém menos que o vice-presidente Geraldo Alckmin, além de contar com o pleno aceite da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Samek buscou a bancada federal do PSD do Paraná para conseguir apoio para o genro. Beto Preto é um dos que teria assinado a moção de apoio a Gasperin. Mas fontes do Blog Politicamente dizem que o esforço teria sido em vão.

Isso porque, já circula no WhatsApp dos petistas e de alguns do entorno do presidente Lula uma foto de Gasperin todo sorridente ao lado do ex-deputado federal Paulo Matins (PL). Bolsonarista ao extremo, Paulo teria amizade com o genro de Samek o que pode melar toda a estratégia desenhada e colocada em prática pelo ex-presidente da Itaipu.

Ao que tudo indica, agora ficou ainda mais difícil tirar Pedro Guerra da diretoria financeira da Itaipu. O presidente Lula se comprometeu a indicar e dar posse ao novo conselho e os membros da diretoria da Itaipu na próxima semana. Até lá, Samek deve continuar no propósito de emplacar o genro numa diretoria da usina.

Redação Redação:

Este website utiliza cookies